Toneladas de frutas e legumes vão parar no lixo, diariamente, rejeitados pelos consumidores em supermercados e hortifruti por causa da aparência não tão boa. No entanto, esses alimentos, na maioria dos casos, estão em perfeita condição de aproveitamento. Evitar o desperdício ensinando o uso integral dos produtos alimentícios é o objetivo do curso Redes Gastronômicas, que vai acontecer em março, na sede da Associação Filantrópica Arte Salva Vidas, no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio.
As inscrições para as aulas gratuitas e presenciais, com início em 8 de março e ministradas no galpão da associação por uma equipe de nutrição do Programa Mesa Brasil, do Sesc RJ, encerram nesta segunda (6).
Além do perfil sustentável, o curso gastronômico mira em outro benefício social e econômico: a geração de renda. Durante o curso, os instrutores vão mostrar como é possível aproveitar ao máximo os alimentos, sem perder a sua qualidade nutritiva e ainda estimular a elaboração de receitas de baixo custo financeiro. A ideia é dar condições do participante ingressar no mercado de trabalho por meio da nova habilidade e talento culinário.
O curso será dividido em dois módulos – Iniciantes e Temático - com duração de dois meses cada, com uma aula semanal de quatro horas. No Módulo Iniciante, os alunos vão participar de oficinas cujos os temas são: Boas Práticas e Nutrição e Saúde. Já no Módulo Temático, os encontros terão como foco Boas Práticas e Educação Financeira. O encerramento dos módulos será marcado pela apresentação das receitas com aproveitamento integral dos alimentos criadas pelos alunos, que vão receber também um certificado de participação.
Serviço:
Curso Redes Gastronômicas – Com equipe de nutrição do Sesc-RJ.
Local de realização e de inscrição: Associação Filantrópica Arte Salva Vidas - Rua General Sampaio, 74, Caju, Zona Portuária do Rio.
Período de inscrição: de 28/2/2023 a 06/3/2023.
Início das aulas: 8 de março de 2023, das 14h às 17h.
Informações: (21) 97719-8505.