A 10° Edição do Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidiga-RJ, considerado o maior encontro de cultura afro realizado em favelas, produzido pelo coordenador Messias Freitas, fundador do Ponto de Cultura Vidigal Capoeira, será realizado no Vidigal. O evento tem o patrocínio do Edital Foca (Fomento à Cultura Carioca)/2022.
"Atribuímos o sucesso do evento aos nossos mestres mais velhos e aos ancestrais que plantaram e resistiram com muita luta e sabedoria. Sempre soubemos, desde o início, aonde estávamos pisando, e que a luta, desvalorização e o preconceito já fazem parte do nosso dia a dia. Apenas seguimos em frente plantando e colhendo o bem", analisa Messias.
O evento reunirá diversas personalidades da cultura popular de diversos pontos do país e acontecerá do dia 13 a 19 de março.
A programação será composta por oficinas, palestras, workshops, encontro de mestres, apresentações, lançamentos de livros, exposições de fotos, encontros de capoeiristas, contação de histórias, mostra de filmes e documentários, intervenção teatral, promoção gradual dos alunos do projeto e lançamentos de álbuns musicais.
"É de extrema importância ressaltar que é necessário, cada vez mais, políticas públicas que democratizem a educação e a cultura popular. O que motivou e possibilitou este evento, por exemllo, foi o Fomento à Cultura Carioca (FOCA), que patrocinou essa iniciativa, que reunirá de maneira presencial artistas de vários pontos do país", conclui Messias.