TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Circo Crescer e Viver completa 15 anos com muito pouco a comemorar

A crise atingiu o projeto que funciona hoje com 25% do seu orçamento

Por Marcos Nahmias em 21/06/2018 às 05:07:14

Divulgação: Circo Crescer e Viver

O Circo Crescer e Viver se institucionalizou em 2003, quando iniciou seu trabalho com o projeto Circo Social, atendendo até hoje mais de 5 mil crianças em situação de risco, no Centro do Rio de Janeiro, transformando-se em uma das mais expressivas instituições circenses brasileiras. Atualmente a instituição desenvolve ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes de circo. Mesmo em situação de crise, o espaço segue desenvolvendo projetos sociais que já beneficiaram centenas de crianças, adolescentes e jovens pobres, que necessitam do local como ferramenta pedagógica e de intervenção social.

No entanto, a crise obrigou a redução de atendimento, a busca de patrocínios e a realização de eventos, como o Samba do Picadeiro (roda de samba com apresentação circense, às sextas), festas Pop Rock com DJs (geralmente aos sábados), atividades com oficinas de trapézios e de acrobacias (segundas e quartas-feiras) para levantar recursos. O espaço que já atendeu mais de 200 crianças por mês, hoje só pode receber cerca de 30 delas.

"O projeto de Circo Crescer e Viver nasce em São Gonçalo há 15 anos atrás e hoje permanece no Rio. O circo é muito mais do que só um lugar para a linguagem do circo, seria muito triste de ver esse lugar aqui acabar, só o fato de ele se permanecer por mais cinco ou dez anos já é um ganho, diz Vinícius Daumas, diretor artístico do Crescer e Viver.  

Em busca de uma saída para amenizar a crise, continuam abertas as inscrições para as Oficinas de Trapézio e de Acrobacia de Solo com Tumbling, duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras), com 2 horas de duração em cada dia, de 17h às 19h ou de 19h às 21h, em aulas contínuas, na rua Carmo Neto, n. 143, Cidade Nova (em frente ao Metrô - Estação Praça Onze).

As atividades são destinadas a jovens e adultos com ou sem experiência. As aulas acontecem no picadeiro do próprio circo, devidamente preparado para a realização deste tipo de atividade, equipado com material pedagógico e com segurança específica para cada modalidade circense oferecida. As inscrições custam R$ 220 (duzentos e vinte reais) por mês e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou por (21) 3972-1391.

Todo o dinheiro arrecadado será destinado à manutenção do Programa de Circo Social do Circo Crescer e Viver. Infelizmente com a crise, os apoios e patrocínios do espaço foram cancelados, o circo está com escassez de professores para o projeto social, então, buscou-se uma forma de manter a ação social oferecendo aulas particulares para quem estiver interessado em fazer circo.


Entre os projetos já realizados pela instituição, existem o Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro, que é o mais importante evento circense realizado na Cidade; o Educação na Medida Certa, que atende e acompanha adolescentes em situação de cumprimento de medida socioeducativa; o Circo Volante, que tem como principal objetivo valorizar a tradição itinerante das lonas e artes circenses; o Orquestra Crescer e Viver, que busca valorizar as crianças e os adolescentes por meio da musicalidade.

Atualmente o circo não consegue montar seus espetáculos anuais por falta de verba. Por isso, uma outra saída é alugar o espaço para eventos pessoais e corporativos. Se você busca um lugar diferente e lúdico para realizar uma festa que proporcione aos seus convidados uma nova experiência, o Circo Crescer e Viver pode ser uma ótima opção. Com localização privilegiada e permanentemente armada na Cidade Nova, na região central do Rio de Janeiro. Lona azul de 04 mastros, medindo 24 x 32 m, totalizando 768 m2 de área coberta, com amplo espaço externo, dependências acessíveis e um bar com varanda coberta, é o espaço ideal para diferentes tipos de celebrações. #Fica a dica!

SERVIÇO:

Atividades: Oficinas de Trapézio e de Acrobacia de Solo com tumbling.

Período: Segundas-feiras e quartas-feiras (aulas contínuas).

Hora: de 17h às 19h ou 19h às 21h.

Endereço: Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova (em frente ao Metrô - Estação Praça Onze).

Valor: R$ 220 (duzentos e vinte reais) por mês.

Inscrições: [email protected] ou (21) 3972-1391.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.