TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Bloco 'O Fervo' esquenta o pré-carnaval no Estácio

Conversa de bar motivou os moradores do bairro a criar bloco

Por Leonardo Pimenta em 28/01/2019 às 11:17:25

Foto: Leonardo Pimenta

O Bloco “O Fervo” realizou um ensaio pré-carnaval neste fim de semana, no bairro do Estácio. O evento, que é uma preparação para o carnaval carioca, teve uma roda de samba especial com a presença do cantor e compositor Nego Wando, da Gres. Estácio de Sá, do intérprete Mariano Maia, do tradicional Bloco “Cacique de Ramos”, dos integrantes da Escola de Samba Mirim GRCESM Nova Geração do Estácio de Sá e do Grupo de Samba “Kadencia do Samba”. O Bloco, que reúne aproximadamente 4.500 pessoas, começou em 2016, após uma conversa de bar de um grupo de 7 amigos moradores do bairro. As poucas atividades culturais nesse bairro tradicional do samba, a vontade de se reunir e a alegria do Carnaval motivaram o grupo a criar esse evento.

“A gente costuma dizer que isso aqui, na verdade, é uma reunião de abnegados. Tem advogado, tem militar aposentado, tem funcionário público aposentado, que resolveram fazer essa maluquice, como costumamos falar. Nós nos sentimos bem fazendo isso aqui. Uma reunião de várias pessoas animadas que está contribuindo para a cultura do carnaval do Rio de Janeiro”, falou, animado, Edvaldo Fonseca, presidente do Bloco.

Segundo Edvaldo Fonseca, presidente do Bloco “O Fervo”, o grupo faz diversos eventos antes, durante e depois o carnaval. O grupo se concentra sempre entre as ruas Sampaio Ferraz e Professor Quintino do Vale e, nos dias de desfile, percorre as ruas Estácio de Sá e Maia de Lacerda até o local inicial.

O grupo conta que, antes do evento, faz um planejamento para poder realizá-lo.  Eles se reúnem, definem quais atrações irão convidar e o que irão gastar. Com o apoio dos bares locais e de outros comerciantes e com a venda de bebidas e camisas, eles conseguem financiar o bloco.

O evento contagia os foliões moradores do Estácio que, ao som das batidas dos tambores, a melodia e muito samba no pé, animam-se para o carnaval.

O intérprete do tradicional Bloco “Cacique de Ramos”, Mariano Maia, falou da importância do bloco:

O Bloco “O Fervo” é maravilhoso. Fui convidado pelo irmão, Edu Zona Sul, intérprete do Bloco, que já teve presença de vários artistas como Dominguinhos (do Estácio) e Nego Wando. E a gente faz essa confraternização com a comunidade”, disse Mariano Maia, que é intérprete de vários blocos da cidade.    

 O próximo ensaio do bloco com desfile está previsto para o dia 17 de fevereiro, às 14h, e o desfile oficial será no dia 8 de março, no mesmo horário.                     

 

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.