TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Conselho Regional de Química fez ação sobre os riscos de misturas com produtos de limpeza

Parceria entre CFQ e ABIPLA trouxe informações essenciais sobre os cuidados na apuração de fake news e o perigo do uso de saneantes clandestinos

Por Portal Eu, Rio! em 07/04/2023 às 14:19:31

Mistura Explosiva, jogo de tabuleiro criado exclusivamente para explicar a importância de se utilizar apenas saneantes aprovados pela ANVISA. Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro (CRQ-III) realizou, esta semana, o workshop "Limpando Conceitos, Clareando Ideias", na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro. O evento, elaborado a partir da parceria entre o Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA), já havia acontecido em Brasília e São Paulo e é destinado a jornalistas e influenciadores. Mas, no Rio de Janeiro, trouxe uma plateia diferente: profissionais de limpeza.

O presidente do CRQ-III, Rafael Almada, destacou a audiência como um diferencial para o alcance dos objetivos.

“O Sistema CFQ/CRQs tem se empenhado em prestar um serviço de utilidade pública à sociedade brasileira, tanto no combate às fake news quanto no fornecimento de informações qualificadas, como fizemos hoje. As misturas de produtos de limpeza podem gerar graves problemas de saúde e hoje falamos, além de jornalistas e influenciadores, com profissionais de limpeza, que são as pessoas mais expostas a esses riscos e que podem replicar essa informação.”, disse Almada.

O conteúdo informativo foi apresentado pelo Diretor-Executivo da ABIPLA, Paulo Engler, e os Conselheiros Federais no CFQ Jonas Comin e Ubiracir Lima. Em seguida, os convidados foram apresentados ao Mistura Explosiva, um jogo de tabuleiro criado exclusivamente para explicar a importância de se utilizar apenas saneantes aprovados pela ANVISA, a necessidade de se atentar aos rótulos e como a mistura de produtos, aparentemente inofensivos, pode dar origem a gases com capacidade tóxica.

O conselheiro federal Jonas Comin destacou a importância dos profissionais da Química como responsáveis técnicos pelo processo de fabricação dos produtos de limpeza – saneantes e como o Sistema CFQ/CRQs pode orientar a população.

“O profissional da Química é quem garante os requisitos de qualidade e segurança para toda a sociedade. E quando os meios de comunicação, os comunicadores e a própria população tiverem alguma dúvida sobre a área Química, podem procurar o CRQ-III ou o CFQ, nas redes sociais ou outros canais para obter informações em que podem confiar.", disse Jonas.

A atividade, planejada em conjunto, nasceu com a percepção de que, desde o início da pandemia de Covid-19, com as recomendações de autoridades sanitárias sobre a limpeza e desinfecção de objetos e a maior permanência da população em casa, houve aumento nos casos de intoxicações em 2020, em relação a 2018 e 2019, segundo Nota Técnica nº 11/2020, da ANVISA.

O CRQ-III também produziu um informativo especificamente sobre as misturas caseiras com produtos de limpeza. No documento são listadas as misturas mais frequentes e os riscos que cada uma representa à saúde.

Parceria ABIPLA-CFQ

O diretor-executivo da ABIPLA, Paulo Engler, ressaltou a parceria com o CFQ e o público diferenciado no evento do Rio de Janeiro.

“Divulgamos hoje no Rio de Janeiro este jogo, que tem por objetivo alertar a sociedade sobre a misturas de produtos de limpeza, pois são tóxicas ou ineficazes. E também alertamos sobre o uso de produtos clandestinos e informais. A audiência lotada, inclusive com profissionais de limpeza, garantiu o cumprimento de nossa função social, que é esclarecer a sociedade sobre saneantes.”, afirmou.

As duas entidades têm firmado um termo de parceria para atuação conjunta em defesa da saúde pública, que inclui iniciativas para a elaboração de estudos, pesquisas, material de orientação e cursos para profissionais do setor, consumidores e formadores de opinião.

Além disso, é realizado um trabalho de valorização do profissional da área da química como responsável técnico em toda a cadeia produtiva de produtos de limpeza e saneantes e ações junto ao sistema de vigilância sanitária (federal, estadual e municipal) para intensificação das ações de fiscalização e combate aos produtos clandestinos e irregulares.






POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.