A cantora mineira Patrícia Ahmaral, que desde o final de 2022 vem divulgando seu tributo ao poeta piauiense Torquato Neto (1944-1972), em projeto dedicado às parcerias musicais do autor, lança single com regravação de “Go Back”, a conhecida parceria póstuma do Titã Sérgio Britto com Torquato, multiartista, personagem emblemático na história da cultura nacional e marco como letrista, na canção popular brasileira moderna.
O single antecipa o lançamento do álbum “A Coisa Mais Linda Que Existe - Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto - vol.2”, que será llançado em maio, em data ainda a definir. Será a segunda parte de um álbum duplo em que Patrícia gravou obras musicais de Torquato, em composições com Gilberto Gil, Edu Lobo, Caetano Veloso, Jards Macalé, Chico César, Nonato Buzar, Carlos Pinto, entre outros nomes.
Reavivando o famoso refrão “...só quero saber / do que pode dar certo / não tenho tempo a perder”, a regravação da cantora para “Go back” conta com participação especial do compositor e cantor Zeca Baleiro, que assina ainda a produção musical do lançamento, ao lado do músico e produtor Érico Theobaldo. Baleiro é também o diretor artístico geral do projeto.
Sobre “Go Back”
Lançada originalmente pelos Titãs, no primeiro álbum do grupo, “Titãs” (1984), a canção, que se tornou um hit, foi composta sobre dois poemas: “Go back” e “Andar, andei”, unidos e musicados por Britto. Bastante executada nas rádios até hoje, acabou por tornar-se o maior sucesso popular da produção artística de Torquato Neto, que cometeu suicídio aos 28 anos de idade, deixando uma obra breve e fragmentada, porém emblemática, vinculada aos movimentos de vanguarda e da contracultura, em poesia, composições, cinema e jornalismo, sendo um dos mentores das bases ideológicas da Tropicália, ao lado de Caetano, Gil e outros nomes seus contemporâneos.
O álbum duplo
A faixa “Go back”, que tem videoclipe também programado para este mês, anuncia o tom do volume 2 do álbum duplo: nesta segunda metade, Patrícia trará exclusivamente canções de letras mais líricas, da lavra de Torquato, em que ele versa sobre amor. Outras faixas, como “Um dia desses eu me caso com você” (Torquato Neto e Paulo Diniz) e “Pra dizer adeus” (Torquato Neto e Edu Lobo) integram este segundo volume a ser lançado, que trará também uma parceria póstuma, inédita, composta por Zeca Baleiro sobre poema de Torquato. Esta faixa inédita será o próximo e último single de trabalho, antes do disco completo chegar.
Já o primeiro volume do projeto, “Um Poeta Desfolha A Bandeira - Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto - vol.1”, com nove faixas, está disponível nas plataforma digitais, desde 10 de novembro de 2022, data que marcou o cinquentenário de morte do poeta. Nele, Patrícia Ahmaral gravou canções com discursos mais existencialistas do letrista, como as tropicalistas “Geléia Geral” (Torquato e Gil) e “Mamãe, coragem” (Torquato e Caetano Veloso) ou “Quero Viver” (Torquato e Chico César) e “Cogito” (Torquato e Rogério Skylab), entre outras, trazendo também participações de peso, como as de Chico César, Jards Macalé e da Banda de Pau e Corda (PE).
Ouça aqui: https://found.ee/patricia-ahmaral-canta-torquato-neto-1