O projeto Favela Mundo está com inscrições abertas para uma oficina gratuita de ‘Samba no Pé’. As aulas vão acontecer na Biblioteca Parque da Rocinha, com a professora Viviane Santos, todas as segundas de Fevereiro, das 15 às 16h30min. Estão disponíveis trinta vagas e, para se participar, é necessário ter mais de 15 anos de idade. Não precisa ser morador da comunidade para frequentar as aulas. As matrículas podem ser feitas na sexta-feira, dia 1º de fevereiro, ou na segunda-feira, dia 4, das 10h às 15h, na Biblioteca Parque.
Segundo o fundador da ONG Marcello Andriotti, o objetivo é ensinar a quem sempre quis aprender a sambar e nunca teve a chance. O projeto já desenvolve trabalhos de teatro, música e dança com crianças e a pedidos, a Favela Mundo pensou nesta oficina.
“Os adultos pediram atividades para eles também. E achamos que seria uma excelente oportunidade de envolver as famílias e as crianças, além de abrir mais as portas para a comunidade. A Rocinha já tem uma tradição no carnaval e esse curso tem tudo a ver com a cultura carioca e brasileira“, contou Marcello.
A Biblioteca Parque da Rocinha já está programando o desfile de um bloco, que coincide com o final do curso de samba e o folião poderá mostrar o que aprendeu nas aulas.
O Projeto
A Favela Mundo surgiu como projeto em 2010, tornou-se uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de levar cidadania, através da cultura, aos moradores de áreas de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro. Oferece oficinas gratuitas de dança, música e teatro atenderam mais de 4.100 crianças e jovens do Rio de Janeiro. Os cursos beneficiaram moradores de 125 comunidades da capital e Baixada Fluminense. A capacitação profissional para maiores de 16 anos também é destaque do projeto, com oficinas ligadas às artes cênicas, estética e carnaval.