TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Galpão Bela Maré abre espaço para debates e encontros sobre artes contemporâneas

Artistas, curadores e pesquisadores das artes se encontram na Maré para dialogar sobre vivências na cultura e política dos territórios

Por Portal Eu, Rio! em 26/04/2023 às 10:05:41

Foto: Divulgação/Ramon Vellasco

Encontros organizados no Galpão Bela Maré, entre curadores, educadores e produtores das artes contemporâneas, o programa Resenhas já tem data para acontecer: neste sábado (29), a partir das 16 horas. O evento presencial conta com debates e bate papos sobre temas apresentados nos textos que serão publicados no site do Galpão Bela Maré. O primeiro encontro contará com o texto crítico da jornalista e crítica de arte Tatiane Assis e com as obras do artista visual Miguel Verá Mirim.

As resenhas são encontros entre o Galpão Bela Maré e a cena da produção em artes visuais contemporâneas. Para tanto, as ações assumem o formato de produção, difusão e fomento à criação com encontro entre artistas e profissionais da crítica e curadoria. Serão quatro encontros no ano de 2023. Em cada um deles, um texto crítico produzido por uma pessoa pesquisadora ou produtora das artes, será publicado no site do espaço cultural (www.belamare.org.br) e um conjunto de obras de arte serão expostas no Galpão Bela Maré.

O primeiro texto Resenha, de autoria de Tatiane Assis, vai ser o tema da primeira roda de conversa. O responsável por conduzir o encontro será o artista visual Miguel Verá Mirim, que também terá uma exposição com obras no local lançada na mesma data. A conversa vai analisar o texto de Tatiane com as obras expostas de Mirim e estará aberta à visitação até 06 de maio, das 10h às 18h.

O coordenador do Galpão Bela Maré, Gilson Plano, detalha que a ideia é fazer com que todos os encontros consigam construir uma reflexão coletiva sobre arte a partir da soma da visão de mundo que cada um tenha:

“As resenhas do Galpão Bela Maré, são um convite para que possamos falar sobre arte, cultura, política, território e tantas outras coisas que atravessam estas questões. Neste ano preparamos quatro encontros nos quais as ações assumem o formato de produção, difusão e fomento à criação por meio de encontros com artistas, críticos e profissionais de curadoria. Queremos muito que este seja um encontro realmente de arte institucional, por isso convidamos artistas e intelectuais para esta reflexão coletiva, nos ajudando a alargar nossa compreensão do campo da arte através de suas vidas e suas posições políticas no mundo”, explicou Plano.

O Resenhas será realizado em quatro datas durante o ano. O primeiro encontro acontece neste sábado; o segundo em 9 de junho; o terceiro em 26 de agosto; e o último em 28 de outubro.

Sobre o Galpão Bela Maré

O Galpão Bela Maré, projeto do Observatório de Favelas realizado em parceria com a Automática, é um espaço voltado à difusão, produção, mobilização, formação e fruição das artes e das expressões culturais através de suas mais variadas manifestações, visando, sobretudo, a articular a produção artística periférica com o circuito da arte contemporânea no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2011, consolidou-se como um espaço de referência na cidade para o debate do papel político da arte, especialmente no contexto das periferias.

Sobre o Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.

Serviço

Programa Resenhas

Local: Galpão Bela Maré

Data: 29 de abril (sábado)

Hora: 16 horas

Primeiro encontro: participação do artista visual Miguel Verá Mirim.

Classificação livre

Entrada franca

Endereço: Rua Bittencourt Sampaio nº169, Maré, Rio de Janeiro - RJ.

Site: belamare.org.br


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.