Segurança, melhor estilo de vida, ensino de qualidade por um ótimo valor, bem abaixo de instituições brasileiras para estudar o mestrado e facilidade do idioma, são alguns dos principais motivos que tem atraído os brasileiros para intercâmbios em Portugal.
A especialista em intercâmbio na Europa, Jáque Abreu, da ICJK Intercâmbios, foi procurada por Hellen Freire Rodrigues, 38, brasileira natural de São Paulo, para estudar em Portugal com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e aprender uma nova cultura.
Ao chegar em Portugal viu a possiblidade de trabalhar em um grupo de pesquisa, passou no processo seletivo, foi aprovada e conseguiu a bolsa de iniciação a investigação no instituto politécnico de Bragança.
Hoje, Hellen se destaca como investigadora no programa Mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar no Instituto Politécnico de Bragança, uma instituição de ensino superior pública portuguesa que oferece condições únicas para estudantes internacionais, em particular, os estudantes brasileiros que terminaram o Ensino Médio e realizaram o ENEM.
Para quem tem o sonho de realizar um intercâmbio, a primeira dica de Jáque Abreu é pesquisar a fundo sobre o país, a cultura e o ensino do lugar. Se possível, contratar uma consultoria educacional/agência de intercâmbio para te orientar da melhor maneira, pois facilita em todo o processo burocrático e informa sobre a realidade do local.
“O medo e a ansiedade são naturais para algo novo, principalmente mudar de país por um longo período, mas a nossa missão é ser um elo facilitador para ajudar o futuro estudante em cada passo do seu planejamento e, para que se sinta mais seguro durante o processo e o ajudar a fazer as escolhas mais assertivas”, finaliza a especialista da ICJK Intercâmbios.