Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Os alunos agradecem

Lei garante aos universitários do estado passe livre nos transportes públicos

Uerj está convocando seus alunos para atualizarem os dados cadastrais


Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está convocando seus alunos para que atualizem seus dados cadastrais no site da instituição. A medida é conseqüência da promulgação da lei estadual nº 8.202, de 10 de dezembro de 2018, que passou a conceder a isenção do pagamento de tarifas nos transportes públicos a todos os universitários da rede pública. Antes, o benefício era concedido apenas aos alunos do ensino fundamental, médio, técnico e às pessoas com deficiência e portadoras de doença crônica.

"Fez-se justiça a alunos e pessoas portadoras de deficiência e doenças crônicas, bem como aos universitários. Essa gratuidade para os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico já era garantida pela Lei nº 4.510/2005. Com a promulgação da Lei 8.202, os estudantes do ensino superior da rede pública também passam a ter direito ao passe livre nos ônibus, trens e barcas", explicou o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), um dos autores da lei.

Cadastro no MetrôRio

De acordo com o MetrôRio, para ter direito ao passe livre, o nome do estudante deve constar na base de dados fornecida pela secretarias de Educação do Estado ou dos municípios fluminenses e pelas instituições de ensino superior federal ou estadual.

Os universitários da Uerj que utilizam os trens do MetrôRio só terão direito à gratuidade no transporte caso estejam cadastrados na base de dados da universidade.  Esse cadastramento deve ser feito no site da instituição (menu: dados para contato do aluno online). A Uerj tem até o dia 28 de fevereiro para enviar à empresa a listagem dos seus alunos.

A partir do dia 1º de março, os estudantes deverão comparecer ao Posto de Gratuidade da Estação Central do Metrô para formalizar o requerimento do benefício.

O aluno deverá estar munido dos seguintes documentos: declaração de matrícula atualizada e emitida através do site da Uerj (menu: aluno online), carteira de identidade e comprovante de residência (ambos originais).

Se for menor de idade, o beneficiário deverá estar acompanhando de responsável legal, que deverá apresentar identidade e CPF originais. O posto de gratuidade do MetrôRio funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados. A UERJ alerta que os estudantes somente conseguirão o benefício se constarem da base de dados fornecida pela universidade ao Metrô Rio.

Quanto aos outros meios de transportes, como ônibus, barcas e trens, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) informou que as regras para a concessão do benefício serão definidas no próximo dia 7 de fevereiro. 

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!