Recentemente foi comentado muito nas mídias sociais sobre o sobrinho da apresentadora de TV, Ana Hickmann, que nasceu com lábio leporino, como foi mostrado em publicação feita nas redes sociais, por Isabel Hickmann, modelo, mãe de Francisco e irmã de Ana Hickmann.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2016, a cada 650 recém-nascidos no Brasil, um nasce com lábio leporino, que é uma fenda que se estende do lábio ao céu da boca.
Isabel compartilhou com seus fãs e seguidores no Instagram, na última terça-feira, a primeira foto de seu filho, que está com dois meses de idade. A modelo mostra o resultado de um ensaio fotográfico feito com o bebê no qual revela que a criança nasceu com lábio leporino.
Francisco nasceu prematuro, com 34 semanas, no dia 6 de novembro do ano passado. Como precisou ficar internado 20 dias na UTI para ganhar peso, o seu nascimento só foi revelado depois.
O que é lábio leporino?
O lábio leporino é uma fenda facial. As fendas da face ocorrem ao longo dos diversos planos da face, em consequência de falhas ou defeitos no desenvolvimento do processo embrionário.A fenda do lábio inferior é extremamente rara sendo a fenda do lábio superior a mais comum.
A literatura a respeito desse assunto relaciona a fenda labial (mais comum no lábio superior) e a fenda palatina (que fica no céu da boca) a fator genético, embrionário e funcional.
A fenda do lábio superior pode ser unilateral (envolve apenas um lado do lábio) ou bilateral (envolve ambos os lados), que deu origem ao termo "lábio leporino", que é comumente aplicado a todos os tipos de fendas labiais.
A fenda incompleta se estende em direção à narina e com frequência envolve também o palato. As fendas labial e palatina são mais comuns em meninos; aparecem três vezes mais do lado esquerdo; e nos meninos,os defeitos costumam ser mais graves. Em contraposição, a fenda palatina isolada é mais comum nas meninas.
O tratamento dos casos de fenda labial pode ser reparado cirurgicamente com excelentes resultados cosméticos e funcionais. A idade para a intervenção, geralmente, é antes de um mês de idade ou quando a criança adquire seu peso original ao nascer e continua a aumentar de peso.
Os efeitos físicos e psicológicos da fenda palatina sobre o paciente interferem na alimentação e na ingestão de bebidas, devido a regurgitação do alimento e líquido pelo nariz. Além do problema da fala.
A cirurgia para o fechamento do palato (fenda palatina) não costuma acontecer antes dos 18 meses de idade. Nesta época ainda não foram estabelecidos hábitos de fala.
A equipe do Projeto NAM (naso-alveolar modelador), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),em parceria com o Hospital da Baleia, é uma equipe formada por especialistas que trabalham com atendimento pré-operatório gratuito para bebês e gestantes destas patologias.O Projeto NAM, em janeiro deste ano, completou dois anos e já acompanhou a recuperação de pelo menos 50 crianças.Para obter informações ligue para o telefone (31) 3409-2431 ou pelo whatsapp (31) 99220 4998.