No terceiro clássico carioca do Brasileirão de 2023, Botafogo e Fluminense se enfrentam às 18h30, neste sábado (20), pela sétima rodada do torneio. A partida ocorre no Estádio Nilton Santos e configura uma disputa direta pela liderança: o Glorioso é o primeiro colocado com 15 pontos e o Fluminense, terceiro, com 13 pontos. Mesmo que vença, o tricolor carioca precisa torcer para um tropeço do vice-líder Palmeiras e, aí sim, alcançar o topo da tabela. O último embate nesse clássico terminou em vitória para a Estrela Solitária pelo placar de 1x0. A partida será transmitida pela Rádio Eu, Rio!, diretamente do Estádio Nilton Santos, com narração de Carlos Antonio, reportagens de Pedro Brandino e comentários de Vinicius Sacramento.
Embora tenha triunfado no confronto de janeiro desse ano, o retrospecto recente joga contra o time comandado por Luís Castro. Nos últimos 20 jogos (o primeiro dessa lista em 2018), foram 4 vitórias do Botafogo, 10 do Fluminense e seis empates. No histórico geral do 'Clássico Vovô', que possui duas anotações diferentes de jogos por o Tricolor e Glorioso, o Flu leva vantagem em ambas, porém não com bastante distância. O duelo de hoje, além de aumentar o número de partidas - já passaram de 370 -, também vai servir para tirar da mente do torcedor os resultados recentes de terça e quarta feira desta semana pela Copa do Brasil, porque nenhum dos dois conseguiu vencer o jogo de ida. Do lado do Botafogo foi pior: perdeu para o Athletico depois de voltar para o segundo tempo com dois a zero nas mãos. O Fluminense, pelo menos, arrancou um empate contra o Flamengo na melhor atuação do rubro-negro até aqui na temporada.
Botafogo tem retorno na defesa
Poupado na derrota para o Athletico Paranaense por conta de desgaste, o lateral-esquerdo Marçal retorna ao time titular. Com isso, Hugo volta a ser opção no banco de reservas do Glorioso.
Fluminense tem duas alterações
Diferente da partida contra o Flamengo, o tricolor vai a campo neste sábado sem dois jogadores: Marcelo se machucou justamente na Copa do Brasil e Guga o substitui. A outra mudança é a da saída de Gabriel Pirani na parte ofensiva do time. A dúvida se dá entre Lelê e John Kennedy para ficar com a vaga e fazer dupla com Gérman Cano, mas é provável que o garoto de Xerém comece como titular.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Fluminense
Local: Estádio Nilton Santos
Horário: 18h30.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Auxiliares: Bruno Boschilia e Thiaggo Americano Labes
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Gabriel Pires, Lucas Fernandes e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Guga; André, Lima, Ganso e Jhon Arias; John Kennedy e Gérman Cano.