Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

No Caju

Cemitério da Penitência comemora Dia Nacional do Café com "Death Café"

Tema do encontro gratuito, realizado pelo Instituro Rope, será finitude


Foto: Divulgação

Unir pessoas em torno de um papo saudoso em ambiente regado a café e boas recordações. Assim promete ser o primeiro “Death Café” (café da morte, em tradução livre) oferecido em um campo santo carioca. Com o Instituto Rope como anfitrião, o evento vai acontecer hoje, quarta (24), a partir das 11 horas, no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio.

Enquanto desfrutam do cafezinho ao ar livre, em uma área arborizada em frente à capela histórica do Cemitério da Penitência, os participantes terão oportunidade de conversar sobre finitude. “Esses encontros costumam reunir profissionais da saúde, psicólogos, agentes do sistema funerário e pessoas comuns que estão dispostas a comentar sobre o fato mais certo das nossas vidas e lembrar de quem ama com muito carinho”, conta Roberto Palmeira, diretor de sonhos do Instituto e um dos idealizadores do ‘Death Café’ no Rio de Janeiro.

Para receber os convidados, o campo santo vai oferecer um brunch ao ar livre. “A ideia é proporcionar ao nosso convidado um ambiente ainda mais acolhedor em um local inspirador, em contato com a natureza para que todos fiquem à vontade para degustar o nosso café enquanto conversa com outros participantes do evento”, conta a CEO do Cemitério da Penitência, Karla Monielly Belchior.

O ‘Death Café’ foi idealizado pelo sociólogo e antropólogo suíço Bernard Cretazz, em 2004, como forma de identificar o perfil de consumidores do sistema funerário do seu país. No Brasil, o projeto chegou primeiro à São Paulo e Minas Gerais, com o objetivo de desmistificar o tema morte. No Rio, a atuação de um grupo de profissionais da área da saúde foi a porta de entrada dos encontros periódicos, em 2019. Até hoje já foram realizados 50 encontros desses em diversas regiões do estado. “A gente incentiva os participantes a compartilharem as suas emoções, seus casos e histórias, mas alguns vão apenas para ouvir e ser solidários com a dor dos outros. Tudo é válido e bem-vindo. Cada encontro é uma lição de vida”, diz Palmeira.

Serviço

“Death Café” - Dia Nacional do Café

Local: Crematório e Cemitério da Penitência. Rua R. Monsenhor Manuel Gomes, 307, bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Data: 24 de maio de 2023

Horário: 11 horas

Evento gratuito


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!