Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

188

Serviço de Prevenção ao suicídio tem ligação gratuita em todo país

Como vai você? Você precisa conversar? Queremos te ajudar


A linha 188 que realiza apoio emocional e funciona como prevenção ao suicídio se tornou gratuita em todo país. (CVV)

A prevenção ao suicídio ganhou um importante aliado. Agora, ligações para 188 são gratuitas em todo país. São aproximadamente 11 mil mortes por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O atendimento preserva o anonimato e está disponível 24h por dia. Além de combater o suicídio, o 188 dá apoio emocional a pessoas que precisam de ajuda.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também realiza atendimento por email e chat 24 horas, preservando o anonimato. O projeto é fruto de um convênio com o Ministério da Saúde.

O suicídio é um grave problema de saúde pública que envolve questões socioculturais, históricas, psicossociais e ambientais. Estima-se que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo e é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, esse número chega a 11 mil por ano, em média, segundo o Ministério da Saúde. É a terceira maior causa entre homens de 15 a 29 anos e a oitava entre mulheres da mesma idade.

Um dos grandes mitos sociais em torno do suicídio é que a pessoa que tem a intenção de tirar a própria vida não avisa, não fala sobre isso. Entretanto, sabemos que isso não é verdade e que devemos considerar seriamente todos os sinais de alerta que podem indicar que a pessoa está pensando em suicídio.

Falar sobre o assunto e identificar os sinais de alerta é a melhor forma de prevenir o suicídio. Ofereça ajuda. Segundo o CVV, um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. "Se há uma desconfiança, é importante que se converse diretamente com a pessoa que está sofrendo. Procurar saber como a pessoa está, o que tem feito ultimamente, como está se sentindo. O foco da conversa deve ser o outro, portanto, não é recomendável: falar muito sobre si mesmo, oferecer soluções simples para os problemas que a pessoa relatar e desmerecer o que ela sente".

O CVV assegura que falar é a melhor solução. "A primeira razão é a quebra de tabus e o enfrentamento do problema. O suicídio é uma questão de saúde pública, que leva 32 brasileiros por dia, mais do que o HIV ou muitos tipos de câncer, por exemplo".

Segundo aponta a OMS, é possível prevenir o suicídio em 90% dos casos.

Busque ajuda!

- Serviços de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

- Emergência Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Socorro, Hospitais.

- Centro de Valorização da Vida (CVV) 188 (ligação gratuita) ou www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail .

Serviço de Prevenção ao suicídio ligação gratuita em todo país 188 Centro de Valorização da Vida CVV Ministério da Saúde Organização Mundial da Saúde OMS Centro de Atenção Psicossocial CAPS Unidades Básicas de Saúde Saúde da família Postos Centros de Saúde Emergência Serviço de Atendim

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!