O Fluminense sofreu, nesta quarta-feira (7), a segunda derrota na fase de grupos da Copa Libertadores 2023, diante do River Plate, pelo placar de 2 a 0, no Monumental de Núñez. Os gols do time argentino foram marcados pelo atacante Beltrán, no início do segundo tempo e de pênalti, pelo meia Barcos, já nos acréscimos, no último lance do jogo.
O resultado mantém o River ainda com condições de classificação na competição continental. O time comandado por Martin Demichelis pula de quatro para sete pontos e passa a depender também de outros resultados para avançar as oitavas de final.
Já o Tricolor, acabou perdendo a oportunidade de uma classificação antecipada, mas ainda pode manter a liderança no grupo D, dependendo apenas de si na próxima rodada, quando enfrenta o Sporting Cristal no Maracanã.
Apesar dos dois gols sofridos, problema da equipe do técnico Fernando Diniz não tem sido a defesa, que até funciona bem com a dupla de zaga formada pelo capitão Nino e o zagueirão Felipe Melo. Mas o estilo de jogo não tem funcionado bem, já que o meio campo e o ataque tem deixado a desejar.
Neste confronto em Buenos Aires, o adversário teve domínio ofensivo e as poucas chances que surgiram no ataque tricolor foram desperdiçadas. No início do primeiro tempo o River teve um gol anulado por impedimento e durante a partida Fábio fez grandes defesas, além de Nino ter tirado também uma bola em cima da linha. Lima e Arias criaram boas oportunidades no contra-ataque.
O Monumental esteve lotado com cerca de 86 mil torcedores, dentre eles aproximadamente 4 mil tricolores, que foram para casa um tanto decepcionados, apesar do prenúncio de o jogo não seria fácil. Além do caldeirão dos mandantes, onde os argentinos apoiaram o tempo todo, havia o risco real do River ser matematicamente eliminado. Eles foram com tudo em busca da vitória.
River Plate: Armani; Herrera (Paulo Díaz), Gonzalez Pirez, Rojas e Casco; Aliendro, De la Cruz (Palavecino), Solari (Paradela), Nacho Fernández (Kranevitter) e Barco; Beltrán (Borja). Técnico: Martín Demichelis
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (John Kennedy), Nino, Felipe Melo e Guga (Gabriel Pirani); André, Martinelli (Lelê), Lima e Ganso; Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz