Três papagaios chauás e duas maritacas foram resgatados de cativeiro nesta quinta-feira (07) por policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano em uma residência de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Segundo os policiais, uma informação sobre guarda de pássaros silvestres encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) os levou até o imóvel.
Quando chegaram à residência denunciada, na Rua Doutor Mattos, os policiais da 3ª UPAm fizeram contato com a proprietária dos animais e confirmou que tanto as maritacas quanto os papagaios não possuíam anilhas de identificação do IBAMA e ela não possuía nenhuma autorização para mantê-los em cativeiro. Por conta do fato e com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, ela foi encaminhada juntamente com os pássaros à 134ª DP (Campos) onde a ocorrência foi registrada.
Em Campos dos Goytacazes a população pode denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, onde é possível anexar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.