Na última quinta feira (07) os membros do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (CMC/Rio) iniciaram o corpo a corpo em busca de apoio para aprovação da Lei da Cultura do Rio de Janeiro. A comitiva foi recebida pelo vereador Célio Lupparelli e trataram da criação do Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, também conhecido como CPF da Cultura por ser composto de conselho, plano e fundo de cultura.
Participaram da reunião, pelo Gabinete, o Vereador Célio Lupparelli e sua assessoria, Ioliris Paes e Rodrigo Torres. Pelo CMC/Rio estiveram presentes Eduardo Nascimento, representante do poder executivo; Andréa Chiesorin (AP1 - dança), Cátia Nunes (AP5 - gênero, transgênero e orientação sexual) e Àlvaro Maciel (AP2 - artes visuais e vice presidente do CMC/Rio), representantes da sociedade civil.
O Projeto de Lei do Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, P.L. 1028/2019, entrou na pauta da Câmara de Vereadores, com votação marcada para o dia 15. O Sistema será o principal articulador das políticas públicas de cultura do município e estabelece mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federativos e sociedade civil. Sua finalidade principal é estimular o desenvolvimento econômico e social com pleno exercício dos direitos culturais e, ainda, promover a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural na Cidade.
O vereador Célio Lupparelli se mostrou bastante motivado a ajudar no que lhe cabe como parlamentar. Fez algumas perguntas e também encaminhou propostas, dentre elas a criação de coordenadorias regionais de cultura, no âmbito da SMC/Rio e de uma Frente Parlamentar de Cultura. O Vereador se colocou à disposição do CMC/Rio para ajudar na ampliação da discussão do P.L. 1028/2019. Sua ideia é formar uma Frente Parlamentar que possa organizar fóruns abertos à sociedade e garantir a participação de artistas, gestores, produtores e agentes culturais desse processo.
O CMC/Rio convocou duas reuniões extraordinárias, em formato de plenárias abertas, com o objetivo de ampliar mais o debate a em a respeito do P.L. do Sistema de Cultura do Rio. O primeiro sera sábado, 09/02, às 11h, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – rua José Higino, 115, Tijuca. O segundo encontro está marcado para o próximo dia 14 no Circo Voador, na rua dos Arcos da Lapa no Centro do Rio.