Existem inúmeras estratégias de marketing que podem ser implementadas por empresas físicas e virtuais, e uma delas é o marketing de afiliados, utilizado principalmente para melhorar as vendas de negócios online e o seu tráfego nas redes sociais e na loja virtual. Nessa modalidade de publicidade, o afiliado atua como alguém que ajuda na ampliação das formas e canais de comunicação de uma determinada marca para atrair a atenção de compradores.
O que é e como funciona
O marketing de afiliados é um modelo de publicidade que depende de uma relação entre o produtor e o afiliado. O afiliado ou afiliada geralmente é uma das pessoas responsáveis por divulgar e promover infoprodutos, serviços ou produtos físicos de terceiros para receber uma comissão por cada venda que ajudou a realizar.
Os benefícios desse tipo de publicidade são inúmeros, tanto para o produtor quanto para o afiliado e cliente final. Os produtores ou criadores podem usar o marketing de afiliados para aumentar os seus canais de distribuição, impactar mais clientes e aumentar as vendas. Por outro lado, os afiliados podem rentabilizar as suas redes sociais, sites e blogs vendendo o produto de terceiros sem se preocupar em ter a próprias criações, enquanto os clientes conseguem ter uma maior diversidade de canais e informações para tomar uma decisão de compra mais acertada.
Um exemplo de indústria que se beneficia desse tipo de publicidade é o setor de iGaming, que engloba as apostas esportivas e cassinos online. Nesse caso, os clientes podem encontrar informações confiáveis em sites de afiliados, como o https://apostasesportivas24.com/, e ainda aproveitar cupons e promoções através de links exclusivos, conhecendo diversas operadoras de apostas esportivas sem precisar visitar cada uma delas. No exemplo do apostasesportivas24.com, quem traz as informações relevantes são avaliadores especialistas, com reviews detalhados que incluem as modalidades cobertas por cada plataforma, as promoções que oferecem, se têm programas de pontos e como é a sua política de proteção de dados.
Tipos de divulgação existentes no marketing de afiliados
O produtor ou criador pode escolher entre algumas opções para criar o seu programa de afiliados, já que cada profissional tem objetivos de negócio e produtos diferentes. Alguns exemplos de programas de afiliados são os que usam custo por clique, custo por ação, custo por mil impressões ou custo por venda.
Nos programas de custo por clique, ou CPC, o afiliado recebe uma remuneração a cada clique – ou seja, ele ganha algum valor todas as vezes em que alguém clica em uma publicidade que esteja presente em seu site ou blog, como um pop-up ou banner de anúncio. No caso do CPC, o afiliado irá receber um pagamento diretamente proporcional ao desempenho da campanha de marketing do anunciante.
Já nos programas de afiliado que usam o custo por ação, ou CPA, o afiliado é remunerado apenas se a pessoa que clicar no anúncio realizar alguma ação na página de destino – essa ação pode variar, e pode ser, por exemplo, a realização de um cadastro, uso de um cupom ou solicitação de um orçamento.
O marketing de afiliados que usa o formato de custo por mil impressões, ou CPM, exige que o afiliado consiga mil visualizações em seu banner publicitário para que o anunciante lhe pague um valor, que geralmente é fixo. O número de impressões equivale ao número de visualizações da página como um todo, e por isso esse formato é um dos mais buscados por afiliados que têm um blog com um grande número de visitantes.
Por fim, há o modelo de custo por venda, ou CPV, que, como o nome sugere, exige que o afiliado gere vendas a partir do link que compartilhar. Esse é um dos modelos mais usados por grandes empresas, como Amazon e Hotmart, que usam links de divulgação específicos para cada afiliado, o que ajuda a plataforma a identificar a compra e processar as comissões de forma automática.