TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Neste Carnaval, a boa é ir tomar no Grajaú

Por Alexandra Silva em 12/02/2019 às 00:32:34

Foto: Divulgação

Vai tomar no Grajaú. O bloco que nasceu numa roda de amigos comemora, em 2019, dez anos de existência e irreverência no carnaval do Rio de Janeiro e vai desfilar no dia (24), com concentração marcada para as 15h, na avenida Edgar Richard.  O enredo deste ano fala sobre os 10 anos presente no carnaval carioca e que conta com a participação de membros da bateria da escola Acadêmicos do Tuiuti, conhecida como Bateria Insana, comandados pelo mestre Polinho.

O Vai Tomar no Grajaú é um desses blocos familiares onde toda vizinhança se encontra para pular o carnaval entre amigos, vizinhos, familiares e até foliões perdidos.

"Teve uma ocasião, há uns 5 ou 6 anos atrás. Um grupo de alemães apareceu aqui do nada e se divertiram como se o mundo fosse acabar. Eles chamavam muita atenção, não só pela "branquitude" da pele, mas pela euforia que estavam brincando. Fomos perguntar como souberam o bloco e disseram que estavam em Copa e informaram que deveriam pegar o ônibus 434 e saltar no ponto final, por que lá teria carnaval. Assim fizeram, só que no sentido contrário. E chegaram aqui no bloco, onde se divertiram muito", conta Marcio Tenório, presidente do bloco. 

O bloco reúne entorno de mil pessoas, que não precisam sair do bairro para pular o carnaval, já é uma referência no zona norte. Segundo o presidente, mesmo com a crise econômica o Vai Tomar no Grajaú consegue manter o carnaval de rua, com a ajuda dos comerciantes da área. Fazendo todos os serviços necessários para o desfile, com o comércio local: desde a impressão de adesivos a confecção das camisetas. "Fazemos a economia local girar", revelou.

Nome Inusitado

O nome do bloco surgiu após um dos integrantes conhecido como Feijão, se cansar de falar a respeito de qual seria o nome do bloco. "Em uma ocasião ele se revoltou e mandou todo mundo ir 'tomar no ...' , depois corrigiu dizendo: 'Vai todo mundo tomar no Grajaú'. E aí, batizou o bloco", disse.

Uma curiosidade revelada por Marcio, é que o Vai Tomar no Grajaú, esteve no topo do famoso concurso de nomes inusitados promovido pelos jornalistas Ricardo Boechet e José Simão, na rádio.

Este ano, o Vai Tomar no Grajaú não fará seu tradicional ensaio na rua. O bloco foi um dos que tiveram seu pedido indeferido pela prefeitura.  No dia do desfile, os foliões poderão contar com infraestrutura de segurança e banheiros públicos.   

Carnaval e Generosidade

O Vai Tomar no Grajaú é um bloco sem fins lucrativos e nos anos que sobra dinheiro após os pagamentos dos serviços. O "lucro" é revertido em ajuda às instituições filantrópicas como alimentos e brinquedos para crianças.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.