TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Hemorio dobra doação de sangue em único dia

Campanha inédita com a cantora Ludmilla levou centenas de pessoas aos postos de coleta da instituição

Por Portal Eu, Rio! em 06/07/2023 às 11:00:26

Foto: Divulgação/SES

O Hemorio conseguiu coletar mais de 500 bolsas de sangue até as 18h desta quarta-feira (05), na abertura de uma inédita campanha com a cantora Ludmilla. O número representa mais que o dobro da média de doação em um único dia, de acordo com o diretor-geral da instituição, Luiz Amorim. Durante todo o dia, os fãs da popstar formaram uma enorme fila na porta da unidade, no Centro do Rio, e nos pontos de coleta pela cidade para doarem sangue em troca de um ingresso individual para o show Numanice, que acontecerá neste sábado (08), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, na Zona Norte do Rio. A ação continua até esta sexta-feira (07) em todos os pontos oficiais de coleta do Hemorio, no horário entre 7h e 17h.

A parceria com Ludmilla, embaixadora do Hemorio em 2021, integra as ações da instituição com o objetivo de fortalecer os estoques de sangue para atender o maior número possível de pessoas. O diretor Luiz Amorim lembra que cada bolsa de sangue coletada pode salvar até quatro vidas. A ação prossegue nestas quinta-feira e sexta-feira. Os candidatos que desejarem fazer parte da campanha devem informar sobre o interesse no momento do cadastro e preencherem o termo de autorização que vai ser entregue pela equipe de atendimento. Todos os endereços e locais de coleta podem ser vistos nas redes sociais do Hemorio.

O sucesso da parceria pode ser medido pelo esforço do professor de Educação Física, Paulo Vieira dos Santos Vaz, de 26 anos. Ou melhor, pelo amor pela namorada, Vyvian.

“Já queria doar sangue, mas sempre tive medo de agulha por conta de um trauma na infância. E minha namorada queria muito ir ao show. Então, para deixá-la feliz resolvi enfrentar esse medo. Só o amor mesmo”, definiu Paulo, lembrando que os dois levaram duas horas de São Gonçalo, onde moram, até o Centro do Rio, onde fizeram a doação.

Já a estudante Júlia Herms Damis, de 17 anos, teve emoção em dobro. Fã incondicional de Ludmilla, não se conteve ao levantar da cadeira para doação.

“Foi uma sensação maravilhosa! Saber que seu sangue pode salvar uma vida e que você está ajudando uma causa tão nobre é muito gratificante”, declarou Júlia, moradora da Tijuca, zona norte carioca.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac). Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.