TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Vigilância Sanitária faz inspeção com orientação em quiosques, hotéis e restaurantes

Operação faz parte do planejamento de ações prévias, que contém ainda capacitação em alimentos e vistorias em locais de concentração de público, como o Sambódromo

Por Portal Eu, Rio! em 16/02/2019 às 01:01:25

Fotos: Nelson Duarte/Ascom Subvisa

A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) está capacitando os mais de 100 ambulantes credenciados pela Secretaria Municipal de Fazenda para atuar no entorno do Sambódromo nos dias de desfiles das escolas de samba. Promovendo orientações sobre a higiene na manipulação de alimentos, a qualificação faz parte das ações prévias de Carnaval realizadas pela Prefeitura do Rio com foco na saúde pública não só dos cariocas, mas dos turistas que a cidade recebe nesta época do ano. Nesta sexta-feira, dia 15, fiscais realizam, na Barra da Tijuca e no Recreio, mais uma ação da operação iniciada na última segunda, 11, inspecionando quiosques, hotéis e restaurantes na rota de passagem de blocos carnavalescos.

Nesses primeiros quatro dias da operação, as equipes percorreram os bairros do Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado e Lagoa. Eles inspecionaram mais de 70 estabelecimentos, resultando na emissão de 22 termos de intimação com exigências a serem cumpridas, 13 multas e nove termos de apreensão com 53 quilos de gêneros alimentícios inutilizados. Na próxima semana, será a vez de Copacabana e Leme. Na ação, eles conferem a estrutura física, o armazenamento, a manipulação e a comercialização de alimentos e bebidas, e o abastecimento de água e esgoto. 

"Essas ações são de extrema importância para a saúde de todos, e também para que comerciantes se adequem às normas e evitem problemas. Os fiscais fazem a inspeção e nos orientam sobre direitos e deveres. Foi numa dessas, em 2017, que soube dos cursos montados para quiosques. Já fiz dois deles e botei todos os meus funcionários para fazer. Isso é um dos exemplos de como o trabalho da Vigilância evoluiu nos últimos dois anos, ganhando foco na educação com atuação em todos os segmentos. Agora, sim, vejo a Vigilância cumprindo o seu papel", conta Rosana Lameirinhas, dona do quiosque Boteco do João que funciona há 38 anos na Barra.

Pré-carnavalescos - Entre os segmentos que vêm recebendo a inspeção prévia, técnicos da Subvisa atuaram em eventos com grande concentração de público realizados no último fim de semana, como o Festival de Verão do bloco Spanta no sábado, 9, na Marina da Glória, e os ensaios técnicos que começaram domingo, 10, na Sapucaí, onde as equipes voltam a atuar neste domingo, 17. Nesses pré-carnavalescos, eles conferiram também a estrutura de assistência à saúde (posto médico e ambulância).

"Nossas equipes vistoriam e reforçam noções higienicossanitárias, orientando sobre os cuidados e normas a serem cumpridos. Com essas prévias temos reduzido expressivamente as irregularidades, contribuindo para a promoção da saúde pública", explica o médico-veterinário Flávio Graça, superintendente de Educação da Subvisa que na última quinta-feira, 7, conduziu um encontro na Liesa com 20 representantes do comércio de alimentos que atuarão no Sambódromo. 

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.