TOPO - PRINCIPAL 1190X148

DRE/RJ prende na Espanha sírio foragido da Operação Bahamut

Preso, responsável por operacionalizar esquema de lavagem de dinheiro, era um dos principais alvos do grupo criminoso

Por Portal Eu, Rio! em 20/07/2023 às 08:45:53

Foto: Divulgação/PF

Nesta quinta-feira (20), a Polícia Federal prendeu, na Espanha, um cidadão sírio foragido da Operação Bahamut, deflagrada na quarta-feira (12), pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/RJ) em quatro estados brasileiros. Com a prisão, já são nove presos na ação.

O preso era um dos principais operadores do esquema ilegal investigado e teve seu nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, após os policiais constatarem que o investigado havia fugido para o Paraguai, via terrestre, logo após a deflagração da operação.

Após diligências e troca de informações de inteligência, via Cooperação Policial Internacional, a Polícia Federal constatou que o foragido havia embarcado em Assunção, Paraguai, em um voo com destino a Madrid, Espanha.

A partir disso, foram realizadas trocas de informações entre a Polícia Federal e a Polícia Nacional da Espanha, sendo possível a localização e cumprimento de mandado de prisão do investigado no aeroporto de Madrid-Barajas, naquele país.


Ao todo, entre bens e valores apreendidos, a a Operação Bahamut arrecadou o equivalente a R$ 25 milhões.

A localização e captura do foragido foi realizada graças à atuação conjunta das Adidâncias da PF, na Espanha e no Paraguai, e dos policiais do Núcleo de Cooperação Policial Internacional (INTERPOL/PF/RJ) e do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI/PF), sediados na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

O preso aguardará o processo de extradição para que possa ser responsabilizado no Brasil por crime contra o sistema financeiro nacional, organização criminosa e lavagem de capitais.





POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.