TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Festival internacional de cinema LGBT estreia esta 5ª feira no Rio

Seis espaços culturais receberão o festival

Por Anderson Madeira em 03/07/2018 às 11:48:24

Divulgação

A cidade do Rio vai se transformar na capital internacional do cinema gay a partir desta quinta-feira até o próximo dia 11. Vai sediar a sediar a oitava edição do ‘Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema 2018. Com exibição competitiva de longas e curtas LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transvestigêneros, Queers, Intersexuais e Outros) de ficção, documentário, animação e experimental. As produções serão exibidas em cinemas do Rio de Janeiro e de Niterói.

A abertura será no dia 5, às 19h30, no Cine Odeon, na Cinelândia, com a exibição do documentário brasileiro “Chega de Fiu Fiu”, Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, que conta a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. O filme é uma denúncia contra a violência de gênero e o assédio sexual em locais públicos.

Entre os destaques da programação estão: Competição de curtas Cariocas e a estreia do curta belga "Calamity", dia 6 de julho às 19:30 no Cine Odeon; a estreia do filme ‘A princela de Hielo’, produzido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar, na sessão “A criança LGBT existe”, seguido de mesa de debate com a ONG Mães Pela Diversidade e convidados, no domingo, dia 8, às 19h30 no Cine Odeon; Dobradinha de Antony Hickling: "Where Horses Go To Die" + "Frig", sessão dupla com a presença do diretor francês no festival; a Mostra Sombria, com curtas de terror; Mostra DIV.A – Diversidade em Animação; Estreia do documentário argentino Mocha, sobre a primeira escola de ensino médio do mundo pensada para pessoas trans, não exclusivo; a performance do Le Circo La Drag; entre outros. A programação completa está no site www.riofgc.com.br

As produções e os debates serão realizados ainda no Cine Star Special, no Centro de Cultura Laura Alvin (Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema); no Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói); Cinemaison Rio (Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, Centro do Rio); Estação Net de Cinema (Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo) e o Instituto Cervantes (Rua Visconde Ouro Preto, 62, Botafogo).

Chega de Fiu Fiu – O filme mostra situações do cotidiano em que as mulheres sofrem com a cultura machista brasileira quando andam na rua. Entre as quais, no ônibus, circulando a pé pelas ruas das cidades, andando de bicicleta, pegando um táxi, subindo escadas, entrando em elevador e até no trabalho. Lança a pergunta: “As cidades foram feitas para as mulheres?”. Estreou no último dia 15 em São Paulo e na noite de ontem foi exibido no canal a cabo GNT. A produção foi inspirada na pesquisa “Chega de Fiu Fiu, realizada em 2013, que apontou pela primeira vez que cerca de 81% das mulheres já deixaram de sair na rua por medo de assédio, realizada pela ONG Think Olga. 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.