Como aconteceu nos dois primeiros álbuns, muito bem recebidos pela crítica especializada, o novo e terceiro álbum de Glauco Lourenço, "Canções em Chinês" é totalmente autoral - todas as músicas foram compostas por ele. Mas, dessa vez, as letras foram escritas por Suely Mesquita. Somam-se agora 30 parcerias dos dois artistas, gravadas nos três álbuns - oito em Abalo Sísmico, nove em Bebe Chuva e, agora, 13.
A canção que dá título ao álbum foi a 1a composta, no final de 2019. "A música 'Canções em Chinês' me fez querer produzir outro álbum e abriu uma nova fase de composições. Decidi fazer um novo trabalho só com letras da Suely e a convidei para passar o Carnaval de 2020 lá em casa e trazer todas as letras que tinha. Isso foi uns 20 dias antes do lockdown. O trabalho me ajudou a atravessar o isolamento e lidar com tudo o que vivemos. Foi uma sorte!"
Glauco assina a produção e direção musical. Os arranjos foram criados com a participação dos músicos que o acompanham - João Gaspar (guitarra, dobro, violão), Edu Szajnbrum (bateria e percussão) e Bruno Migliari (baixo fretless). Aliás, são os mesmos que o acompanharam no primeiro disco, Abalo Sísmico. A parceira Suely Mesquita faz participação especial em três faixas - Lanternas Negras, O Mesmo Ar e Homens Sapiens.
Carreira
Glauco Lourenço canta desde 1991 e começou a compor em 1996. Já se apresentou na Sala Baden Powell, no Sesc Copacabana, no Sesc Pompeia (SP), no Teatro Café Pequeno, nas Casas Casadas, no Espaço Cultural Sérgio Porto e na Sala Funarte Sydney Miller, entre outros espaços culturais.
Em agosto de 2010 participou do programa "Som Brasil" (Rede Globo), em homenagem a Toquinho, e cantou 'Sei lá' e 'O Pato'.
As canções Bebe Chuva e Realejo foram gravadas por Suely Mesquita em seus álbuns, Sexo Puro e Microswing, respectivamente.
Em 2005, integrou a trilha sonora do longa-metragem 'Diabo a Quatro', interpretando a canção 'Sweet Darling', escrita por Pedro Luís e Alice Andrade, diretora do filme.
Discografia
Abalo Sísmico (2007)
Bebe Chuva (2011)
Canções em Chinês (2023)