Às vésperas do Carnaval 2019, a Unidos de Vila Isabel está na reta final na preparação de uma das maiores festas do país. A escola vem para a avenida esse ano com uma homenagem a cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, com o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila canta a Cidade de Pedro”.
Confiante na vitória, a Vila Isabel levará mais de 3 mil componentes para a avenida onde, com riqueza de detalhes, o carnavalesco Edson Pereira transformou história em arte.
No barracão, os últimos preparativos estão a todo vapor. Praticamente com quase tudo pronto, o desfile terá a representação dessa importante história através da carruagem de D. Pedro II, responsável por abrir o desfile na Sapucaí. O público também poderá conferir a beleza da Catedral São Pedro de Alcântara, e sobre a importante colonização alemã. Claro que nesse contexto não poderia faltar os famosos Palácio Quitandinha e Palácio de Cristal.
Um dos destaques será o carro alegórico que vai falar sobre a luta dos negros e o empoderamento da mulher. Como símbolo dessa luta, a vereadora Marielle Franco, defensora dos direitos humanos e feminista que foi assassinada em 2018, será homenageada pela escola. O carro, que contará com a participação da família da ativista, trará para a avenida a importância dessa luta.
Mas a emoção final ficará por conta do carro que contará a história da libertação dos escravos, fortemente ligado com a história da Unidos da Vila. Será um dos momentos mais esperados pela escola em que negros irão acender a luz do dormente da libertação. O baile do Palácio de Cristal, onde só nobres participavam, será transformado em um baile feito para os negros, demonstrando assim sua liberdade.
Conhecida como um importante polo cervejeiro da região, Petrópolis também terá sua representação através de carros que simbolizam o progresso da cidade. O famoso cassino do Hotel Quitandinha fará parte da festa e mostrará ao público um passado que contava com clientes vips, personalidades importantes que vinha apreciar desde concursos de beleza até o atrativo cinema que havia no prédio.