TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Rio do Veneno em Premiere na OAB/RJ

Documentário relata as lutas dos povos da Amazônia na fronteira do Brasil com o Peru

Por Cláudia Freitas em 18/02/2019 às 15:17:09

Foto: reprodução de vídeo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) vai promover nesta segunda-feira (18/2) a première do documentário Suriman: o rio do veneno, do diretor Patrick Granja. O filme foi coproduzido pela Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da seccional carioca. Através de relatos de lideranças indígenas, de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e membros do Ministério Público Federal e do Conselho Indigenista Missionário, a obra retrata o cotidiano e as lutas dos agentes sociais em defesa dos direitos da população ribeirinha no Vale do Javari, que fica na fronteira do Brasil e com o Peru.

Nessa região está concentrada uma das maiores reservas indígenas do país. Para Marcelo Chalréo, que na época presidia a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e acompanhou a equipe cinematográfica nas filmagens, o documentário representa uma oportunidade única de se conhecer esta realidade brasileira. “Conta [o documentário] a saga dos povos em defesa dos seus territórios, na defesa das florestas, da sua integridade cultural e social, os embates com os garimpeiros, madeireiros e exploradores ilegais”, destaca Chalréo, que atualmente é presidente da Comissão de Direitos Sociais e Interlocução Sociopopular da OAB/RJ.

Após a exibição do filme, os convidados poderão participar de um debate entre o diretor do filme e membros da OAB. O evento tem início a partir das 18h30min, no plenário da seccional, que fica no Centro do Rio.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.