O movimento Combustível Sem Imposto (CSI) fará uma ação especial neste sábado (23), a partir das 10 horas, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Os integrantes do grupo participarão de uma panfletagem alertando tanto moradores como turistas sobre a grande quantidade de impostos nos combustíveis.
E para chamar a atenção e mobilizar quem passa pela Quinta, o CSI terá a companhia de uma bateria liderada pelo Mestre Marcão (campeão do carnaval pelo Salgueiro) e a participação de passistas de algumas das escolas de samba do Rio, como Tina Bombom (Inocentes de Belford Roxo), Dedé Marinho (Mocidade Independente de Padre Miguel), Beatriz Braga (Portela), além de outras.
Nascido em 6 de novembro de 2018, o Movimento Combustível Sem Imposto se inspirou na greve dos caminhoneiros de maio do ano passado e defende uma série de medidas para reduzir o Estado brasileiro para a extinção dos impostos. Algumas dessas medidas propõem acabar com a estabilidade do serviço público, a extinção de secretarias, ministérios, autarquias e o fim do repasse ao Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac).
Segundo dados da Fecombustíveis*, o litro da gasolina é composto por 25 a 34% de ICMS (varia por estado), PIS/COFINS (R$ 0,7925 por litro) e o CIDE (R$ 0,10). Isto significa que, dependendo do estado, quase ou mais da metade do valor da gasolina na bomba é formada por imposto.
Serviço
Combustível Sem Imposto
Local: Quinta da Boa Vista
Data: 23/02 - Sábado
Hora: 10 horas
Site: csibr.org