TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Saúde confirma mais dois casos no Rio de subvariante mais contagiosa da Covid-19

Chegada da Éris reforça urgência de completar vacinação com a bivalente, para Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ

Por Portal Eu, Rio! em 01/09/2023 às 08:20:13

Recomendação da Saúde Estadual é completar o ciclo de imunização com a vacina bivalente, para prevenir rápida expansão da subvariante Éris da Covid-19. Foto: Agência Brasil. Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recebeu, nesta quinta-feira (31.08), a confirmação de mais dois casos da nova subvariante Ômicron EG.5.1.3 (conhecida como Éris) na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 34 anos, e um bebê do sexo masculino, de 1 ano de idade. Os pacientes são da mesma família e tiveram início dos sintomas na segunda semana de agosto. Ambos apresentam quadro clínico estável. As amostras coletadas foram analisadas pelo Laboratório de Virologia Molecular/UFRJ. Com as confirmações, são três casos identificados da subvariante na capital.

A SES-RJ reforça a recomendação para que todas as pessoas que ainda não tomaram a dose da vacina bivalente contra a Covid-19 procurem os postos de saúde. Comunica ainda que todas as unidades de saúde do estado estão abastecidas com a vacina bivalente.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a descoberta de mais dois casos da subvariante Éris da Covid-19 na capital fluminense.

O primeiro caso da subvariante Éris foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) na noite de terça-feira (29.08), após confirmação feita pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais (LVRE) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O caso, identificado em um residente da cidade do Rio de Janeiro, foi investigado pela equipe do CIEVS-Rio, da Secretaria Municipal de Saúde da capital.

Desde 2021, a SES-RJ mantém a rotina de envio de amostras para a Vigilância Genômica do estado, a fim de monitorar a doença e as variantes responsáveis pela contaminação. Os dados estão disponíveis no Painel do Monitora RJ, da Vigilância Genômica da SES-RJ.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde e RadioAgência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.