Cariocas e fluminenses estão mais atentos à proteção de sua casa. De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), no primeiro semestre do ano o seguro residencial arrecadou no estado R$ 249 milhões. O valor representou crescimento de 28,2% sobre o mesmo período do ano passado. Já as indenizações pagas chegaram a R$ 33 milhões. Segundo levantamento recente da FenSeg, 18% das residências do estado do Rio detêm apólices com proteção para incêndio, danos elétricos, vendaval, roubo e responsabilidade civil (quando a cobertura paga prejuízos causados a terceiros).
O aumento na contratação acompanha um movimento nacional já apontado pelo estudo da FenSeg, que revelou uma expansão de 25% na cobertura do seguro residencial entre 2017 e 2021. A participação, que era de 13,6% no primeiro ano da série histórica, pulou para 17%, representando 12,7 milhões de residências seguradas em todo país.
"Olhando os últimos anos, vemos uma importante inclusão securitária, com mais 2,8 milhões de residências protegidas pelo seguro residencial, chegando a 12,7 milhões de moradias seguradas", afirma o presidente da comissão de riscos patrimoniais massificados da FenSeg, Jarbas Medeiros.