Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

História e memória

Selo Patrimônio Histórico Comercial será concedido a estabelecimentos cariocas com mais de 40 anos

Para autor da lei, criação do selo é reconhecimento da importância dos estabelecimentos do centro histórico do Rio


Casas comerciais com mais de 40 anos, como a centenária Confeitaria Colombo, serão consideradas patrimônio histórico e cultural do Rio. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD), promulgou a Lei nº 8.053/2023, que cria o Selo Patrimônio Histórico Comercial do Município do Rio de Janeiro. A norma contempla os estabelecimentos comerciais situados no Centro Histórico Comercial da cidade, em áreas da Rua Frei Caneca, Rua dos Andradas, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, entre outras, e que estejam em atividade há pelo menos 40 anos.

Para um dos autores da lei, o vereador Dr. Rogerio Amorim (PTB), a criação do selo é uma forma de homenagear e reconhecer a importância dos estabelecimentos do centro histórico. “Eles possuem uma história entrelaçada com a memória do nosso município”, afirma o parlamentar.

O texto prevê ainda que, para comprovar a localização e o tempo de atividade do estabelecimento comercial, serão aceitas datas de concessão de inscrição e o endereço do estabelecimento. Eles precisam estar identificados no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou em outro documento oficial que contenha essas informações.

O vereador Pedro Duarte (Novo) também assina a norma.




Câmara Municipal RJ

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!