TOPO - PRINCIPAL 1190X148

As pochetes estão de volta nas ruas e passarelas

Repaginadas, as pochetes voltam modernas, interessantes e mais sofisticadas.

Por Laura Bevilacqua em 03/07/2018 às 20:48:22

As pochetes estão de volta nas lojas e nas passarelas dos desfiles de moda, no Brasil e em outros países. (Divulgação)

As pochetes estão de volta nas lojas e nas passarelas dos desfiles de moda, no Brasil e em outros países. Repaginadas, já não são mais motivo de deboche como há alguns anos. Elas se tornaram um acessóriocoole usado por homens e mulheres mais descolados. Muito práticas, leves e interessantes. O nome pochete vem da palavra francesapochetteque significa bolsa, saco pequeno, carteira.

Na década de 80 e 90, as pochetes faziam sucesso entre as mulheres de várias idades. Homens, também, usavam o acessório. Eram basicamente feitas de couro ou nylon. Ainda na década de 90, as pochetes perderam oglamoure se tornaram um acessório, como muitos diziam, brega, cafona e de mau gosto. Alguns homens ainda insistiam em usar tal acessório e tiravam risos de muitas mulheres.

Após vários anos de esquecimento, as pochetes começaram a aparecer aos poucos. A partir de 2012 já se via, novamente, as pochetes nas passarelas de desfiles de marcas internacionais de moda. A tendência lançada era para homens e mulheres como no passado. Em 2014, mais uma tentativa de ressuscitar tal acessório como tendência da época. Em 2017, a marca italiana Gucci trouxe, mais uma vez, essa tendência às passarelas. A partir daí, marcas internacionais e brasileiras investiram na volta das pochetes ao mercado. A moda pegou!

Alguns, hoje, chamam a pochete deBelt Bag,que significa bolsa de cinto, em inglês.Em 2018, elas continuaram na primavera/ verão internacional. Há pochetes de todos os tipos, esportivas, sofisticadas, de couro, de tecido, com logotipo da marca, com brilho, lisas, grandes, minis, divertidas e criativas.

A pochete é um acessório prático para usar em viagens, shows, fazer compras, ir aos blocos de Carnaval, para os momentos que a pessoa quer estar com as mãos livres. Marcas como as internacionais Chanel, Moschino, Alexander Wang, Marc Jacobs, Louis Vuitton, Emporio Armani, Stella McCartney, Miu Miu, Versace e as brasileiras Mara Mac, Schutz e Satinato para Renner já apostaram na tendência das pochetes.

A consultora de imagem e responsável pelo Instagram @inventandomoda, Camilla Marins, começou a curtir a ideia de usar pochete no início de 2018. Ela estava fazendo pesquisas de moda e se interessou pelo acessório. Naquele momento, ela não achou nenhuma pochete que a agradasse. Pouco tempo depois, há dois meses, ela amou uma pochete da marca de bolsas de uma amiga. "Eu gosto da praticidade da peça. Coloco o essencial nela e saio para uma balada, um jantar ou uma volta no shopping", diz Camilla. Mesmo sabendo que para muitos a pochete é uma peça careta, Camila acha que a pochete dá modernidade ao look. Ela gosta de usar na cintura, pendurada no ombro ou atravessada no corpo.

Ao rever relatos históricos, podemos entender melhor a origem das pochetes. Durante várias décadas, no passado, as pochetes estavam presentes na indumentária de mulheres e homens. Feitas de tecido ou couro, presas em correntes, serviam para a pessoa carregar ferramentas, perfumes e chaves.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.