Deu trabalho, mas o Botafogo venceu o Cuiabá por 3 a 0, nesta quarta-feira (27), no estádio Nilton Santos, classificando-se para a terceira fase da Copa do Brasil. Erik marcou dois gols, com Pimpão completando o placar. O time alvinegro agora espera o vencedor do confronto entre Juventude e América-MG, que jogam nesta quinta-feira (28), para saber o seu próximo adversário na competição.
A falta de iniciativa do Botafogo no início do jogo fez com que o Cuiabá jogasse mais na intermediária adversária, explorando as jogadas pelo lado direito. O Botafogo tentou equilibrar tocando mais a bola no meio de campo. Aos 9 minutos, Gustavo Bochecha lançou Kieza, mas o goleiro Victor Souza chegou primeiro na disputa fora da área e colocou a bola para lateral.
Para surpresa do público no Nilton Santos, o Cuiabá pressiona. O Botafogo tenta reagir e quase marca aos 12 minutos, com Marcelo Benevenuto que faz bonita jogada e chuta forte na pequena área para boa defesa de Victor Souza.
A jogada animou o time alvinegro, mas não tirou a determinação do Cuiabá. Aos 28, Marcelo cobrou falta, Erik se antecipou à marcação e tocou para Pimpão, que avançou e chutou rente à trave. Agora a pressão é do Botafogo. Aos 44, Leo Valencia cruzou da direita, Erik se antecipou a Danrlei e marcou o gol do Botafogo.
O Cuiabá voltou para o segundo tempo com a mesma determinação do primeiro tempo. Aos 4 minutos, Gutierrez cruzou da esquerda, Eduardo Ramos dominou na entrada da área e chutou rente à trave. Um minuto depois, Eduardo Ramos cruzou para a área, Caio Dantas dominou e chutou rente à trave.
Mais pressão. Aos 16, Escobar lançou Junior na entrada da área. O atacante dominou, girou rápido, mas chutou fraco nas mãos de Gatito. Aos 23, Danilo avançou e chutou de longe para boa defesa de Gatito.
O Botafogo respondeu aos 26 minutos. Kieza recebeu na direita e cruzou para a área. Rodrigo Pimpão se antecipou à zaga e chutou para marcar o segundo gol.
A desvantagem no placar desestabilizou o Cuiabá, que diminuiu o ritmo, facilitando o trabalho do Botafogo. Aos 34, Erik tocou para Pimpão, que foi segurado por Escobar dentro da área. Pênalti que Erik bateu e marcou. Os minutos finais deu até para ensaiar um olé.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 0 CUIABÁ
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Edson Antonio de Sousa (GO)
Gol:
Botafogo: Erik aos 44 minutos do primeiro tempo; Pimpão aos 26 minutos; Erik, aos 34 minutos do segundo tempo
Cuiabá:
Cartão amarelo
Botafogo: Marcinho, Gabriel, Jean
Cuiabá: Danrlei, Escobar, Eduardo Ramos
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Gustavo Bochecha (Jean), Alex Santana (Cícero), Leonardo Valencia, Erik e Rodrigo Pimpão; Kieza (Luiz Fernando). Técnico: Zé Ricardo
CUIABÁ: Victor Souza, Weriton, Danrlei (Douglas Mendes), Edson Borges e Danilo; Escobar, Agustin Gutierrez (Matheus Pato), Alê e Eduardo Ramos; Junior Todinho e Caio Dantas. Técnico: Itamar Schülle