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Motos e bikes elétricas, sonho que se tornou realidade no Rio

Com o aumento da temperatura e dos gases tóxicos, tendência tem se tornado mais comum em grandes cidades

Por Lucas Simonin em 28/09/2023 às 08:52:22

Foto: Divulgação

Como já dizia uma música do Paralamas do Sucesso, “Vital e sua moto, mas que união feliz”. É essa "união feliz" que tem sido percebida num novo estilo de vida e mobilidade sustentável, com a utilização de motos e scooters elétricas, que viraram febre em diversas cidades do Brasil, dentre elas Niterói, com uma das maiores redes de ciclovia do país. Os veículos se utilizam de baterias de lítio, usadas em celulares, podem chegar até 80 km por hora, sendo 90% mais econômicos que veículos que se utilizam de combustíveis fósseis.

Nas grandes metrópoles urbanas, o transporte cada vez mais tem se tornado um desafio constante, com engarrafamentos sistemáticos que aumentam a produção de gases poluentes, como dióxido de carbono (CO²) e monóxido de carbono (CO). Por isso, a importância de se pensar num futuro mais verde para a população. O Secretário Municipal de Clima de Niterói (SECLIMA), Luciano Paez, que é ambientalista, explicou que a "cidade sorriso" foi a primeira do Brasil a estruturar uma secretaria de governo para o enfrentamento das mudanças do clima em nível local. "Investir em uma mobilidade cada vez mais sustentável é a nossa meta e ter empresas sensíveis a esta pauta, que se esforçam nesta construção, é fundamental", diz o secretário.

Entre o público usuário estão homens e mulheres com idades entre 15 e 60 anos, além de idosos e pessoas com deficiência (PCD), que se dividem com os modelos apropriados para cada estilo e necessidade. As bikes dobráveis atendem a quem sai de Niterói com destino ao Rio de Janeiro, podendo transportá-las nas barcas e catamarãs. Os modelos com acento regulável e rodas traseiras adicionais impedem o capotamento e são as mais indicadas para idosos e cadeirantes, por exemplo.

Especialista no assunto, Davi Souza, sócio-diretor da Ventane Motors, explica que o novo modelo de mercado em mobilidade urbana fala diretamente com a economia azul, a agenda climática e a cultura ESG (Environmental, Social and Governance), que, na tradução, refere-se a Ambiente, Sociedade e Governança. Em abril deste ano, a empresa adquiriu 10 créditos de carbono azul capturadas por macroalgas marinhas da espécie kappaphycus alvarezii, que são uma das principais fontes de neutralização do carbono.

“Tivemos o cuidado de contratar uma empresa especializada em negócios sustentáveis para fazer o levantamento da nossa pegada de CO2. Após calcular a emissão estimada para toda a nossa operação em 2023, uma segunda empresa parceira, após a certificação, cuida do manejo através da secagem e micronização da biomassa destinando o material reduzido para parceiros da agricultura”, explicou o empresário.

O Código de Trânsito Brasileiro (CBT) prevê a obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação para alguns modelos, como os ciclomotores e motonetas e determina a proibição de trafegar em rodovias que não tenham acostamento ou faixa de rolamento própria, conforme seu artigo 244.


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