Você acorda, toma café e pergunta para a companheira: “o que vamos fazer hoje”?” Então, ela responde: “que tal irmos na exposição do Jota, no Arco do Telles?” Essa é a pedida até o dia 10 de outubro, com a exposição individual “Jota-Outras obras”, do artista visual Johny Alexandre Gomes. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.
O Espaço Projetos de Arte foi inaugurado, no último dia 11/09, com esta exposição. Jota foi criado no Complexo do Chapadão, zona norte do Rio de Janeiro. Ex- ajudante de pedreiro, este jovem de 22 anos está ganhando rapidamente reconhecimento no mundo das artes clássicas, com pinturas sobre a realidade que o cerca, processando e reinterpretando as mudanças que atravessam sua vida pessoal e profissional. Com o traço característico e mais segurança como artista, Jota apresenta 13 quadros inéditos em exposição no Arco do Telles, no centro histórico do Rio.
– Estou vivendo uma nova fase na carreira, após as mudanças dos últimos anos. Por ser um artista com visibilidade, atraio olhares para o bem e para o mal. A minha arte hoje reflete essa situação. Tem a denúncia, a crítica, mas também a proteção, o livramento – ressalta Jota.
As telas da nova exposição foram produzidas em 2023. Entre elas, Jota destaca “Faraó". O quadro retrata a cena dele com a esposa, no quarto, no dia em que deixaram de ir ao baile. Por sorte ou livramento - como ele prefere dizer -, escapou de uma operação policial que assustou os moradores do Chapadão, na zona Norte do Rio.
A exposição está aberta de segunda a sexta, das 11 às 18h e nos sábados, das 11h às 17h. O espaço está localizado na Travessa do Comércio 22, Arco do Telles, no Centro do Rio. A mostra ficará em cartaz até o dia 10 de Outubro.