As cinco esculturas que o arquiteto Oscar Niemeyer doou à cidade do Rio de Janeiro em 2002 voltaram ao seu local de origem, o Parque Natural Municipal Dois Irmãos, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. As obras foram restauradas e agora ficarão em exposição permanente nos locais pensados pelo artista, no jardim do parque.
Niemeyer nunca mais produziu outras esculturas, o que torna as cinco peças ainda mais importantes. A entrega marca a reinauguração do parque, que também passou por uma revitalização.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem de Yuri Miltersteiner, da Rádio Nacional, sobre a restauração das obras doadas por Oscar Niemeyer à capital fluminense.
O projeto inclui a recuperação da sede e a instalação de banheiros com acessibilidade, paisagismo, mobiliário, novas sinalizações, com informações sobre as espécies nativas e o cuidado com os animais, novo parquinho infantil, academia da terceira idade, e a criação de um jardim de borboletas, o primeiro da zona sul da cidade.
O parque, criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente no Rio, a Eco-92, tem o objetivo de proteger a área e preservar a fauna e a flora da região. Árvores como Ipê Roxo, Pau Brasil, Embaúba e outras nativas da Mata Atlântica são encontradas no Parque Dois Irmãos, que também é a casa de muitos animais, especialmente tucanos e micos.