Depois de uma sequência de três vitórias consecutivas, o Vasco foi goleado pelo Santos por 4 a 1, neste domingo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, e pode voltar para a zona de rebaixamento caso o Goiás empate ou vença o Botafogo nesta segunda-feira (2). Marcos Leonardo (2), Rincón e Soteldo marcaram para o Santos, enquanto Vegetti descontou para o Cruzmaltino.
O jogo foi marcado por confusão após falta de Sebástian em Soteldo, que fez uma acrobacia ao subir com os dois pés na bola. O lance gerou irritação dos dois times e resultou em seis cartões no total, três deles vermelhos.
Com o resultado, o Cruzmaltino segue em 16º, com 26 pontos. Já o Santos chega a 27 pontos, assume a 15a posição e sai do Z4.
No próximo domingo, o Vasco enfrenta o São Paulo, em São Januário. Já o Santos encara o Palmeiras, no Allianz Parque, na segunda-feira.
O Vasco começou mais ofensivo, mas foi o Santos que abriu o placar. Aos 9 minutos, Puma derruba Marcos Leonardo dentro da área. O VAR chama o árbitro, que revisa o lance e marca pênalti. Marcos Leonardo cobra e marca o primeiro gol da equipe santista.
Mesmo em desvantagem no placar, o Vasco seguia com mais posse de bola, mas errava muito nas finalizações. Aos 21, Puma Rodríguez cruza na área para cabeçada de Vegetti rente à trave.
A recompensa pelo esforço de reagir veio aos 30 minutos: Vegetti rouba a bola e toca para Gabriel Pec, que devolve para Vegetti marcar o gol de empate.
O jogo caminhava para o intervalo, mas o Santos sinalizava que queria o desempate. Aos 45, Soteldo cobra escanteio, Dodô desvia e a bola sobra para Rincón desempatar. Dois minutos depois, Jean Lucas arranca em velocidade com a bola e passa para Marcos Leonardo chutar de primeira e marcar o terceiro gol.
O Santos voltou para a etapa final mais organizado e comandando as ações do jogo. Logo aos 4 minutos, Soteldo cruza para Marcos Leonardo, que chuta para marcar, mas o árbitro anula o gol e marca impedimento do atacante.
Aos 9 minutos, Soteldo fez uma firula, subindo com os dois pés na bola e levou uma entrada dura de Sebastián Ferreira, iniciando uma confusão. Após oito minutos de paralisação e empurra-empurra, o árbitro Anderson Daronco expulsou Lucas Lima e Rodrigo Fernández, do Peixe, e Medel, do Vasco.
Quando o jogo recomeçou, a equipe santista envolveu o Cruzmaltino e começou a fazer pressão na intermediária adversária. Aos 29, Léo Jardim defendeu chute de Marcos Leonardo com as pernas e fora da área. A bola sobrou para Rincón, que esticou para Soteldo chutar cruzado e marcar o quarto gol.
O Santos queria mais e manteve a pressão em cima do Vasco, que ainda tenta diminuir o placar. Aos 40, Vegetti recebe na entrada da área e chuta forte para boa defesa de João Paulo.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 4 X 1 VASCO
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
GOLS: Marcos Leonardo ( ) e Rincón ( ); Vegetti
Cartões amarelos: Dodô, Rincón, Soteldo e João Paulo (Santos); Sebastián Ferreira (Vasco)
Cartões vermelhos: Lucas Lima e Rodrigo Fernández (Santos); Medel (Vasco)
SANTOS: João Paulo; Joaquim, João Basso e Dodô (Messias); Lucas Braga, Tomás Rincón (Camacho), Jean Lucas (Nonato), Lucas Lima e Kevyson; Marcos Leonardo (Júlio Furch) e Soteldo (Dodi). Técnico: Marcelo Fernandes
VASCO: Léo Jardim, Puma Rodríguez (Maicon), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Sebastián Paredes, intervalo), Praxedes (Payet, intervalo), Paulinho; Marlon Gomes (Jair), Pec (Alex Teixeira) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)