O Fluminense é o primeiro finalista da Conmebol Libertadores 2023. O Tricolor venceu o Internacional, de virada, nos minutos finais do confronto desta quarta-feira (4), no Estádio Beira-Rio. As equipes haviam empatado em 2 a 2, o jogo de ida no Maracanã e no agregado ficou 4 a 3 para o Flu.
Mercado abriu o placar no primeiro tempo. John Kennedy empatou aos 35 da etapa complementar e Cano virou seis minutos depois. Com 12 gols marcados, o argentino artilheiro isolado da competição.
Acabou ali o sonho do tricampeonato do Colorado, mas renasceu para o Fluminense a esperança de um título inédito e redenção do vice-campeonato em 2008.
A decisão será no dia 4 de novembro, também no Maracanã. E o adversário do Tricolor das Laranjeiras sairá do confronto entre Palmeiras e Boca Juniors, que acontece nesta quinta-feira (5), às 21h30, no Allianz Parque.
De cabeça, Mercado abre o placar
Sem critério de desempate em jogos fora de casa na atual Libertadores, as equipes entraram em campo para ganhar, já que a partida de ida terminou em 2 a 2 no Maracanã.
Diniz confirmou Guga na lateral-direita, no lugar de Samuel Xavier. Alexsander iniciou como titular. Coudet manteve a mesma formação.
Aos nove minutos o Internacional abriu o placar no Beira-Rio, em jogada de bola parada. Alan Patrick cobrou escanteio e Fábio caiu na área. Mercado ganha de Alexsander e Guga e marcou de cabeça.
Num lance que teve impedimento, Cano chegou a carimbar a trave, na reta final do primeiro tempo. O Fluminense foi para o intervalo com a derrota parcial de 1 a 0.
John Kennedy empata e Cano vira
Felipe Melo e Alexsander não voltaram para o segundo tempo. Martinelli e John Kennedy assumiram as vagas. Lima entrou no lugar do Ganso, aos 19 minutos. O Camisa 10 saiu sentindo dores.
Yony Gonzáles e Marlon também entraram para as saídas de Guga e Keno nos minutos finais. Diniz indo para o tudo ou nada.
Aos 35 minutos, John Kennedy, que está jogando muito, recebeu uma bola de Cano e chutou na saída de Rochet empatando a partida em 1 a 1.
Quando a torcida já se preparava para uma decisão nos pênaltis, Cano chutou de fora da área, virando para 2 a 1 a favor do Fluminense. A jogada começou com Yony Gonzáles, que tocou para John Kennedy ajeitar de calcanhar para o argentino.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 2 FLUMINENSE
Gol: Mercado (9/1T), John Kennedy (35), Cano (41/2T)
Data: 4 de outubro de 2023, quarta-feira
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
INTERNACIONAL: Rochet; Hugo Mallo, Vitão, Mercado e Renê; Johnny (Luis Adriano), Aránguiz (Bruno Henrique), Mauricio (Carlos de Pena), Alan Patrick e Wanderson (Lucca); Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet
FLUMINENSE: Fábio, Guga, Nino, Felipe Melo (Martinelli) e Marcelo; André, Alexsander (John Kennedy), Paulo Henrique Ganso (Lima) e Jhon Arias; Keno (Marlon) e Germán Cano
Técnico: Fernando Diniz
Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela)
VAR: Juan Soto (Venezuela)
Cartão Amarelo: Martinelli (FLU) e Bruno Henrique (INT)