"Tributo - Os Originais do Samba" é o mais recente trabalho do compositor e produtor musical Paulista. Com mais de 20 anos produzindo artistas do samba no Apê Studio, estúdio de gravação localizado na Lapa, Centro do Rio de Janeiro. Em 2013, ele lançou o selo e produtora Underground Samba Lapa, com a distribuição fonográfica em parceria com a gravadora Atração Record. A música de maior destaque foi "Nossa Escola", que traz a participação de Carica e Almir Guineto.
Nos anos de pandemia, buscando outras alternativas, passou a explorar tanto o lado da composição como de interpretação. Com isso, lançou, em 2021, o álbum “Samba in Midi”, com composições inéditas e participações de parceiros como Moacyr Luz, Sereno FDQ, Junior Itaguai e Mauro Diniz. O álbum tem um perfil alternativo, onde Paulista utiliza recursos da tecnologia para edição de seus arranjos.
Paulista, produtor musical do trabalho. Foto: Divulgação
"Tributo - Os Originais do Samba" é um extended play com cinco faixas, resultado de uma pesquisa de repertório da obra deste conjunto referência do samba e da música brasileira. O álbum traz releituras dos temas com bits e arregimentações próprias respeitando as melodias e as harmonias originais. O repertório traz músicas de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, com "Eu queria era ficar sambando", gravada em 1970 no álbum "Samba é de Lei"; Billy Blanco, com "Canto Chorado", gravada em 1969 no álbum "Os Originais do Samba 1969", entre outras canções conhecidas, como "Do lado direito da rua direita" (Chiquinho/ Luiz Carlos), gravada em 1972 no álbum "O Samba é a Corda... Os Originais a Caçamba".