Em 2015 nasceu o Festival Caleidoscópio, que foi pensado e idealizado com o objetivo de chamar a atenção para os problemas sociais da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Neste ano, o evento apresenta sua 9ª edição, para celebrar os 50 anos da Cultura Hip Hop, neste sábado(07), na Praça do Morro Agudo, em Nova Iguaçu.
Com três edições em 2015, duas em 2016, uma em 2017 e mais duas em 2021, o festival representa o encontro de lutas sociais em periferias do Rio de Janeiro, através da arte, que é diversa nesse espaço.
Idealizado por um grupo de artistas, que apresentam suas artes de forma única e diferente, o festival cresce a cada edição. O coordenador geral do projeto, Dudu de Morro Agudo, falou sobre a ideia de idealização desse festival e como ele inclui a comunidade em todo o processo de produção.
“Nossa ideia inicial era alertar sobre os problemas da Baixada Fluminense, porque a gente acredita que a Baixada é negligenciada historicamente. Então, como artistas nos reunimos através da arte para mudar esse cenário. A gente vem crescendo e a cada ano que passa tentamos trazer algo de diferente para o festival, que é pensado colaborativamente, através do CPPEC”, explicou Dudu.
O Curso de Produção de Eventos Culturais (CPPEC), acontece antes do evento, ou seja, na pré-produção e é voltado para 30 jovens da comunidade, com idades entre 15 e 29 anos, previamente selecionados. O CPPEC, engloba todo o processo de produção do evento, tornando o grupo selecionado parte da criação, desde os bastidores até o palco. Esse ano o curso começou no mês de março e vai terminar junto com o festival, sendo a última atividade produzida.
Para celebrar de forma especial os 50 anos da Cultura Hip Hop, o evento vai contar com atividades voltadas para essa temática, em um festival com 14 horas de duração. Com início marcado para às 10h, o Caleidoscópio vai fechar a rua da Praça de Morro Agudo com o espaço infantil CaleidoKids, mural de grafite específico para os 50 anos do hip hop, feira criativa para empreendedores da comunidade e exposições de fotógrafos parceiros. Além da parte musical do festival, que começa às 14h, focando na representatividade e diversidade dentro desse espaço. Por isso, os presentes poderão curtir muita música com DJs, shows, campeonato de poesia, sarau e roda de conversa com artistas e militantes do hip hop que estão há 30 anos lutando pela causa.
O line up conta com artistas da Baixada Fluminense, como Yoún e Maui, ambos com projeção nacional. Além dos bailes do DJ Raffa, artista com mais de 35 anos de hip hop e o baile da Imperatriz.
Esta 9ª edição conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, por meio de uma emenda parlamentar indicada pelo Deputado Federal Marcelo Freixo.
Confira a programação completa
10h: CaleidoKids + Painel de Graffiti + Feira Criativa + Exposições
14h: PALCO DE CRIA shows de Zecapassarin, Daya, Lekke DJ, Laizz e Dinnei MC.
15h45: DJ
16h: SLAM MORRO AGUDO
17h: RODA DE CONVERSAS – 50 ANOS DO HIP HOP – Com Edd Wheeler, Mad, FML, Sandro Pinah e DJ Raffa
18h30: BAILE DA IMPERATRIZ
19h30: BATALHA DE MORREBA (BLOCO 01)
20h10: SARAU POETAS COMPULSIVOS – ABERTURA – Lisa Castro & Átomo Pseudopoeta
20h15: INBUTE POETA
20h30: MICROFONE ABERTO
20h45: ADRIELLE
21h: YOÚN
21h30: BATALHA DE MORREBA (BLOCO 02)
22h: MAUI
22h30:BATALHA DE MORREBA (FINAL)
22h50: BAILE DO DJ RAFFA
SERVIÇO
Festival Caleidoscópio 2023
Data: 07 de outubro
Local: Praça de Morro Agudo
Horário: Das 10h às 00h