O Fluminense perdeu o primeiro jogo como mandante no Brasileirão. Em jogo válido pela 26ª rodada da competição, o Tricolor foi derrotado pelo Botafogo, por 2 a 0, neste domingo (08), no Maracanã. Júnior Santos e Tiquinho Soares marcaram para o alvinegro ainda no primeiro tempo.
O resultado ampliou a vantagem do Botafogo na liderança da campeonato, somando agora 55 pontos, dez a mais que o vice-líder Bragantino, que ainda joga na rodada. O Fluminense, por enquanto, continua em sexto lugar, com 41 pontos, mas pode ser ultrapassado.
Com a Data Fifa no meio da semana, o Fluminense volta a campo somente na quinta-feira (19), às 21h30, quando vai receber o Corinthians também no Maracanã, com Marcão comandando o time no lugar de Diniz. Antes, na quarta-feira (18), às 20h, o Botafogo visita o América-MG, no Independência.
Botafogo faz dois gols em três minutos
O Botafogo demorou a encaixar a marcação, mas antes da metade do primeiro tempo já era superior ao Fluminense. Aos 19 minutos, Tchê Tchê lançou Júnior Santos nas costas da defesa tricolor e deixou o atacante na cara de Fábio para finalizar em gol, o que o atacante fez com perfeição.
Dois minutos depois, o artilheiro alvinegro já ampliava para 2 a 0 no Maracanã. Tiquinho Soares faz um golaço, encobrindo o goleiro tricolor, após uma arrancada e assistência de Júnior Santos.
Logo depois, na parada técnica, o técnico Fernando Diniz demonstrou muita irritação ao orientar seus jogadores e exigiu maior comprometimento. A bronca surtiu efeito, porque o Fluminense passou a criar muitas oportunidades no ataque.
Diniz trocou o zagueiro Marlon pelo volante Alexsander e o time ficou ainda mais ofensivo. Nos acréscimos, John Kennedy disparou em velocidade e chutou carimbado a trave.
Fluminense melhorou, mas não marcou
Ganso não voltou para o segundo tempo. Lima assumiu a vaga no meio campo. O Fluminense fez uma partida bem melhor na etapa complementar, totalmente ofensivo, mas sem conseguir ser efetivo.
O Botafogo, jogando no contra-ataque, também levava perigo. Mas não tinha a mesma urgência, já que tinha o placar favorável. Mesmo assim, Marlon Freitas chegou a acertar a trave.
Ambas as equipes mexeram durante o decorrer da partida. Tiquinho Soares saiu aos 36 minutos da etapa complementar. Descanso antecipado para o camisa 9 alvinegro, que segue liderando a artilharia do Brasileirão, agora com 15 gols marcados.
Na temporada, foi a terceira derrota do Fluminense diante do Botafogo. O Tricolor perdeu a invencibilidade como mandante.
Ficha Técnica
FLUMINENSE 0 X 2 BOTAFOGO
Gol: Júnior Santos (19/1T), Tiquinho Soares (21/1T)
Data: 8 de outubro de 2023 (domingo)
Local: Maracanã
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier (Yony Gonzáles), Nino, Marlon (Alexsander), Marcelo (LeoFernández), André, Ganso (Lima), Arias, John Kennedy, Cano, Keno (Diogo Barbosa). Técnico: Fernando Diniz
BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Víctor Cuesta, Marçal, Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê (Gabriel Pires), Eduardo, Júnior Santos (Luis Henrique), Tiquinho Soares (Hugo), Victor Sá (Carlos Alberto). Técnico: Lúcio Flávio
Cartão Amarelo: John Kennedy e Keno (FLU); Marlon Freitas e Tchê Tchê (BOT)