TOPO - PRINCIPAL 1190X148

A vez de Fernandinho brilhar na Seleção Brasileira

Por Wilson Pimentel em 04/07/2018 às 12:12:28

(Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Fernandinho foi eleito por Tite o 12º jogador da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo. Contra a Bélgica, sexta-feira, pelas quartas de final, da Copa do Mundo, terá a missão de substituir Casemiro, que vem sendo um monstro neste Mundial, suspenso pelo segundo cartão amarelo.

Revelado pelo PSTC, de Londrina, ele chama a atenção pelo estilo moderno e a capacidade de atuar em várias faixas do campo, desde a lateral-direita até o ataque. No início de carreira, quando começou a se destacar no Atlético-PR onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 2001, atuava como um volante clássico de saída de bola. Hoje, o jogador se tornou importante na proteção à zaga.

No Manchester City, recuperou a confiança e o bom futebol, cresceu como jogador tendo Pep Guardiola como grande mentor. Pep pôs fim ao estereótipo de que volante bom é aquele que só destrói as jogadas adversárias. Com o espanhol, Fernandinho passou a ter mais liberdade de participar e ser peça importante no jogo ofensivo do City.

O treinador o transformou um jogador polivalente podendo ser utilizado até como zagueiro, assim como Javier Mascherano foi transformado por Guardiola nos tempos de Barcelona. Na Copa de 2014, o jogador fez parte do grupo que ficou marcado pela vergonhosa goleada aplicada pela Alemanha por 7 a 1 na semifinal.

O técnico Tite observou várias partidas de Fernandinho na Liga Inglesa e decidiu encarar a mídia brasileira promovendo o retorno do jogador à Seleção. Para o treinador, não existe jogador renegado. Todo mundo é digno de uma segunda chance, inclusive, o tão criticado volante.

Fernandinho é importante na contenção, compõe bem a defesa, é dos pés dele que as jogadas são iniciadas. É o melhor momento do atleta de 32 anos, que chama a atenção pela boa leitura de jogo. Ele sabe que para alcançar a vaga na semifinal da Copa do Mundo é necessário atacar o adversário, ter maior posse de bola, agredir sem a bola, recuperar o mais rápido possível, atuar com alta intensidade, e, com a bola, dar um ou dois toques, para fazê-la girar. É por isso que Tite o escolheu para substituir Casemiro contra Bélgica.

CURTINHAS:

VOCÊ SABIA?:O PSTC, de Londrina, já revelou vários jogadores que acumulam passagem pela Seleção Brasileira. Além de Fernandinho, saíram da fabrica do clube paranaense, o lateral Rafinha, o volante Kléberson, o meia Jadson e o atacante Dagoberto.

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NUNCA ESQUECE:O técnico Luis Felipe Scollari foi quem deu a primeira oportunidade a Fernandinho na Seleção Brasileira. O volante foi convocado para o amistoso contra a África do Sul, em marçode 2014. Na ocasião, fez um dos gols da vitória por 5 a 0 e garantiu vaga no grupo que disputou o torneio naquele ano.

QUE LOUCURA!:Em três anos de Atlético-PR, Fernandinho teve mais treinadores do que em 12 anos atuando na Europa. No Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, teve o romeno Mircea Lucescu, como treinador por oito anos. Já no Manchester City, foi comandado por Manuel Pellegrini e Pep Guardiola.

ÍDOLO:Clarence Seedorf, que se despediu do futebol atuando pelo Botafogo em 2013, é o maior ídolo de Fernandinho. Quando adolescente, se tornou fã do holandês, por causa do time do Milan que tinha feras como Pirlo, Gattuso, Kaká, Inzaghi, Ambrosini, Maldini, Nesta, Dida, Cafú e Seedorf.

TÁ COM MORAL:Em janeiro deste ano, Fernandinho renovou contrato com o Manchester City. O vínculo foi ampliado por mais duas temporadas. O vínculo vai até julho de 2020. Na época Pep Guardiola disse: "Gostaria de ter três Fernandinhos no meio de campo do meu time."

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.