TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Mulheres Empreendedoras ganham cada vez mais espaço no mercado do Rio de Janeiro

Movimento empreendedor possui cerca de 300 mulheres empresárias de vários segmentos no Rio

Por Marcos Nahmias em 08/03/2019 às 11:00:19

Foto: Divulgação

A administradora Patrícia Araujo faz parte do movimento crescente de mulheres que empreendem no Rio de Janeiro. Há 3 anos ela descobriu que empreender lhe fazia ser feliz e brilhar os olhos. Isso aconteceu quando a empresária fez a certificação de Personal & Professional Coaching. Patrícia fundou a ProPAT, empresa de mentoria financeira que ajuda empreendedores a planejar e avaliar a viabilidade técnico-econômica do seu negócio para abrir uma empresa.

"Eu trabalhei em grandes corporações, mas não me sentia realizada e feliz profissionalmente. Foi, então, que decidi ter minha própria empresa. Fiz o plano de negócios e decidi fazer o que mais amo. Atualmente, eu perco as horas trabalhando, acordo motivada e a cada resultado positivo de um cliente me sinto muito satisfeita e realizada. Tenho certeza que tomei a decisão certa", comenta Patrícia Araujo, CEO da ProPAT.

Atualmente, 5,7 milhões de mulheres empreendem no país, equivalente a 8% da população feminina no Brasil. Segundo o Sebrae/RJ, 55% do número de atendimento na Instituição, no primeiro semestre de 2018, foram femininos.

A empreendedora Katia Rodrigues, de 43 anos, também faz parte desse movimento empreendedor feminino. Hoje ela gerente é executiva da Aloha Life, empresa de cosméticos e nutrição. "Para mim empreender é resumidamente "realizar", colocando em prática todo meu potencial! Meu negócio tem no networking a base para o sucesso. O Núcleo de Mulheres do Movimento Clube Empreendedor tem o poder de me oferecer essa base", diz Kátia.

O Movimento Clube Empreendedor possui um núcleo com cerca de 300 mulheres de diferentes segmentos, entre eles comunicação, inovação, estética e gastronomia. O núcleo é coordenado pela empresária Helena Monteiro, sócia-diretora da IMPARH Assessoria.  "A mulher exerce um papel fundamental nesse movimento que busca alavancar novos negócios no Rio de Janeiro. Ela tem muita participação no mercado empreendedor nacional, por isso é bom estimulando a troca de experiências, aprendizados e boas práticas de negócios no meio feminino", afirma Helena.

As mulheres têm se lançado, cada vez mais, como empreendedoras no País. O negócio próprio é uma das alternativas para aumentar a renda familiar ou como fonte de renda principal. Nos últimos 14 anos, o número de empresárias subiu 34%, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ).

A advogada Valéria Vieira também participa do Movimento Empreendedor de Mulheres na cidade do Rio. Ela é gestora da Ronronar, empresa de camisetaria, que cria artes com imagens exclusivas de gatos. Parte da renda dos negócios é revertida para ONGs que ajudam animais abandonados. "Minha empresa é mais que uma camisetaria, é arte por se tratar de imagens exclusivas, é empreendedorismo por acreditar no trabalho personalizado, é ação baseada no resgate de gatos abandonados", explica Valéria.

 "O empreendedorismo é um assunto que ganha cada vez mais atenção e a mulher está contribuindo muito para isso, já que temos mais visão hoje em dia e conseguimos conciliar várias tarefas. Diversas pesquisas apontam que mulheres alcançam sucesso mais rápido para as empresas e suas conquistas são sempre mais animadoras", afirma Jéssica Flausino, Executiva de Novos Negócios, da LaPresse Comunicação.

O Movimento Clube Empreendedor no Rio de Janeiro

Há pouco mais de um ano, empresários de grandes, médias e pequenas - divididos em 10 grupos de empreendedores - iniciaram, no WhatsApp, um movimento que  tinha por objetivo conectar empreendedores a clientes, parceiros, investidores, entidades de classe, entre outros. Surgiu aí o Clube Empreendedor, movimento de empresários com o objetivo de alavancar a economia do estado do Rio de Janeiro, que hoje conta com mais de quatro mil integrantes cadastrados.

"A ideia do Movimento Clube Empreendedor é a formação de um grande ecossistema empreendedor, conectado e engajado, em prol de um único objetivo, o de gerar negócios e contribuir no crescimento econômico diversificado do Rio de Janeiro. O papel das mulheres é fundamental para contribuir com nosso movimento", afirma Luiz Cláudio Leão, Presidente do Movimento Clube Empreendedor.

Foto: Divulgação

O Movimento Clube Empreendedor promove uma experiência diferente, proporcionando aos participantes um ambiente constante de colaboração por meio de cursos, treinamentos, troca de experiências, workshops, eventos e encontros diversos envolvendo os mais variados ramos de atuação empresarial. A partir dessa criação do Movimento, muitas iniciativas têm surgido no cenário e ecossistema do Rio, entre elas a inauguração da Casa do Empreendedor, em novembro de 2018, no Porto Maravilha, região que tem atraído grandes empresas como Bradesco Seguros, Amil, Odebrecht. A Casa do Empreendedor conta com um espaço de 350 m² com mezanino, 38 posições de estações de trabalho, três salas de reunião e uma para cursos, palestras e workshops.

Turismo, Saúde, Educação, Coworkings, T.Is, Coachings, Consultorias, Ecommerces, Moda, Indústrias, Investidores, Bancos,Fintechs, Acelaradoras de Startups, Startups, Varejo, Gastronomia Criativa, Farmaco, Laboratórios, Cosméticos, Logistica, Transporte e Ecommerce, Segurança, Entretenimento e Eventos são alguns dos segmentos que atualmente participam do movimento. O cadastro pode ser feito pelo site www.clubeempreendedor.org.

A Casa do Empreendedor - novo ponto de encontro para geração de negócios no Rio de Janeiro

A criatividade e a inovação ainda podem ser o maior diferencial do empreendedor carioca. A inauguração da Casa do Empreendedor, em novembro de 2018, no Porto Maravilha, que reúne os membros do clube para networks, cursos, treinamentos, entre outras atividades, proporcionando espaço de escritórios para trabalho e salas de reuniões, que podem ser usadas pelos membros do Clube, sem custo, mediante agendamento prévio.  A Casa é o ponto de encontro de todo empreendedor no Rio para negócios, um local de inovação, de estudo, de suporte de ações do Clube, em que os membros podem contar com apoio jurídico, contábil, de comunicação, entre outros.

"A Casa do Empreendedor é o espaço dos membros do clube, local descontraído e ao mesmo tempo empresarial, onde o empreendedor pode se sentir à vontade para trabalhar, estudar, fazer network e conexões. O local onde também as mulheres empreendedoras encontram seus pares, pessoas que passam pelas mesmas dificuldades e desafios, e juntas podem pensar e criar soluções para enfrentar o mercado atual em crise", explica Rafael Ponzi, Diretor Executivo da Casa do Empreendedor.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.