TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Guarda Municipal faz balanço sobre a segurança no carnaval do Rio

17 ocorrências foram registradas e 23 prisões efetuadas nesses dias de folia

Por Leonardo Pimenta em 08/03/2019 às 11:14:34

Bloco da funkeira Ludmila teve confusão (Foto: Fernando Maia/ Riotur)

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro divulgou, nesta quinta-feira (7), um balanço sobre a segurança no município do Rio de Janeiro. Segundo a Guarda Municipal, entre a sexta-feira, dia 1º de março, e a quarta-feira de cinzas foram registradas 17 ocorrências e efetuadas 23 prisões por furto, roubo, ameaça, dano, desobediência e tráfico de drogas. Durante esses dias de folia, 5.493 agentes atuaram nos blocos e 3.480 guardas, nos desfiles da Marquês de Sapucaí e na apuração das escolas de samba. As equipes fizeram o patrulhamento em pontos estratégicos com motocicletas e carros e tiveram o apoio de câmeras de monitoramento do Centro de Operações na área da orla da Zona Sul. Nesses dias, 4.152 suspeitos de furto foram flagrados pelas câmeras da Prefeitura do Rio. As imagens com rosto e detalhes dos suspeitos foram ampliadas e enviadas imediatamente, via aplicativo Whatsapp, para equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal nas ruas.

Nesta quarta-feira, dia 6, pela madrugada, agentes de trânsito prenderam um homem que tentou furtar o celular de um passageiro de um ônibus, que passava pela Av. Presidente Vargas, no Centro. Ele estava acompanhado de um grupo de quatro pessoas que fugiram sem levar o aparelho. O homem foi enviado para a 6ª DP (Cidade Nova), onde foi registrada a ocorrência.

Já na terça-feira, dia 5, durante o desfile da Banda de Ipanema, guardas municipais prenderam uma mulher e cinco homens que estavam com drogas próximo à Rua Farme de Amoedo, em Ipanema. A prisão em flagrante foi registrada na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), na Zona Sul. No mesmo dia, durante a madrugada, um homem de 37 anos foi detido na Rua Gotemburgo, após tentar obrigar um motorista de ônibus da linha 384 da viação Internorte Pavunense a sair do trajeto, para deixá-lo na Central do Brasil. O detido ainda quebrou uma janela do veículo com uma barra de ferro. Ele foi conduzido para a 17ª DP (São Cristóvão), onde foi realizado o registro da ocorrência.

Na segunda-feira, dia 4, um homem tentou furar um bloqueio no viaduto dos Marinheiros e, após ser impedido pelos guardas, passou a ameaçá-los com um revólver calibre 38. A Polícia Militar foi acionada, e o homem foi preso por desacato e levado para a 6ª DP (Cidade Nova). No Centro, um jovem de 19 anos foi detido com um adolescente de 16 anos, pelo roubo de um celular e pertences de um casal próximo ao Rio Imagem, na Av. Presidente Vargas. O caso foi registrado na 4ª DP (Centro) como roubo.

No domingo, dia 3, foram efetuadas quatro ocorrências de prisão durante os desfiles de blocos de carnaval. No Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, um homem foi preso pelo roubo de um cordão de ouro. O Bloco Areia, que desfilou no Leblon, teve dois casos de prisão por tráfico de drogas. Os flagrantes foram registrados nas delegacias da região.

No sábado de carnaval, foram registrados vários furtos de celular próximo à Passarela do Samba. Nos desfiles dos blocos, a guarda municipal prendeu dois homens por furto de celular no Cordão do Bola Preta e um jovem de 19 anos no Empolga em Copacabana, flagrado com drogas na mochila. O jovem foi abordado no momento em que passava o conteúdo para uma mulher, que fugiu. Os casos foram registrados nas delegacias do Centro e Copacabana.

Na sexta-feira, dia 1º, um homem foi detido por furto de um patinete da empresa Green, na Rua Alberto de Campos, em Ipanema, durante o desfile do bloco Rola Preguiçosa.

Prefeitura intensifica segurança e mantém os blocos das Poderosas e Monobloco

Após o tumulto no bloco da Lud, na última terça (5), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, reuniu-se com a Polícia Militar e o Ministério Público nesta quinta-feira (7), para planejar a segurança dos megablocos do próximo fim de semana. O Bloco das Poderosas e o Monobloco desfilarão e irão reunir, cada um, aproximadamente 400 mil foliões. Os blocos vão contar com guardas municipais e o reforço de 700 policiais militares.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.