A Procissão de Todos os Santos promete agitar a Zona Portuária do Rio de Janeiro, como acontece desde 1999, fazendo parte do “Calendário Cultural” da “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades”. A saída do cortejo será realizada nesta quarta-feira (01), às 18h, da Praça Mauá, com a participação do público, passando pelo Cais do Valongo, até a Praça da Harmonia.
São mais de 40 anos dedicados à arte pública no município do Rio com programação diversa e especial à população carioca, sob a coordenação da diretora artística Ligia Veiga. Não é à toa que a "Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades" foi vencedora do 33º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que vem da Gente”.
"A tradicional Procissão de Todos os Santos é realizada anualmente no dia 1º de novembro. A ideia nasceu desta alma sacroprofana que opera no teatro, que quer o rito como passagem. Uma manifestação artística, pacífica e integradora, onde figuras representativas das diferentes tradições são apresentadas por atores e dançarinos", conta Ligia.
Artistas com seus estandartes e tocando instrumentos musicais que acompanham os cânticos sagrados e profanos animam a “Procissão de Todos os Santos” que apresenta figuras marcantes das diferentes tradições culturais e religiosas no Brasil. “Os atores, dançarinos e músicos em pernas de pau vestem figurinos de santos, anjos, orixás e divindades, especialmente criados para a ocasião”, ressalta.
Comprometida com a memória dos saberes ancestrais de um território em disputa, a Companhia está sediada desde 2007 na Gamboa, ocupando, durante o ano, as ruas e praças com espetáculos, intervenções, cortejos, procissões e cheganças. “Junto aos alunos, comunidade e artistas locais, criamos os Autos de Resistência, Óperas Populares, Autos de Natal, desfiles de carnaval e outras ações”, diz Ligia.
A Companhia é dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos. Seus espetáculos, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, são inspirados nos antigos atores populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular”, afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação.
As ações do Calendário Cultural visam manter o trabalho coletivo praticado nas ruas, resignificando a potência da arte pública na cidade. Ao mesmo tempo, contribui para o reconhecimento e a importância das políticas públicas voltadas às produções artístico-culturais de rua, garantindo o direito da população em geral à fruição das artes em espaços púbicos.
Todas as atividades são apresentadas gratuitamente em ruas e praças, tornando acessível ao público em geral e, ao mesmo tempo, fomentando as atividades artístico-culturais junto à cidade e à comunidade local.
PROGRAMAÇÃO
1º NOV - PROCISSÃO DE TODOS OS SANTOS
Praça Mauá – Cais do Valongo – Praça da Harmonia
20 NOV - CHEGANÇA DO ALMIRANTE NEGRO
Praça Mauá
17 DEZ - AUTO DO BELO AMOR
Praça da Harmonia
Serviço
1.º de novembro, quarta-feira
Procissão de Todos os Santos
Com a “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades”. Participação do público no cortejo.
Concentração: 17h na Praça Mauá (MAR)
Saída às 18h, passando pelo Cais do Valongo, até a Praça da Harmonia, sede de Arte Pública Carioca.
Classificação: livre
Mais informações: @ciademysterios