TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Rio lidera valorização de imóveis entre capitais do Sudeste no trimestre

Guaratiba foi o bairro carioca que mais valorizou no último trimestre, segundo pesquisa da Loft.

Por Portal Eu, Rio! em 02/11/2023 às 15:03:38

Guaratiba foi o bairro carioca que mais valorizou no último trimestre, segundo pesquisa da Loft. Foto: Sergio Perry Junior

O Rio de Janeiro é a capital da região Sudeste onde os imóveis mais valorizaram no último trimestre. De acordo com um levantamento realizado pela startup imobiliária Loft, a cidade foi a que registrou maior aumento do preço do metro quadrado dos apartamentos à venda entre julho e setembro deste ano (1,5%), à frente de Belo Horizonte (1,1%) e de São Paulo (estabilidade).

"Havia mais espaço para valorização no Rio do que nas outras cidades. Nos primeiros seis meses do ano, a capital fluminense chegou a ter pequena desvalorização, enquanto as outras valorizaram. Agora parece que chegou o momento de o Rio também acompanhar a melhora da economia", afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

Na capital, a alta foi puxada pelos imóveis com metragens entre 30 e 65 metros quadrados, que valorizaram, em média, 3,12% no período, quase o dobro do segundo colocado, os apartamentos com metragens entre 65 e 100 metros quadrados, que valorizaram 1,78%.

"É um movimento que temos observado também em outras capitais do Sudeste. Há um interesse por parte dos compradores por apartamentos com plantas menores. Tanto pelo preço final mais acessível quanto pela localização estratégica que esses imóveis costumam ter", explica Takahashi.

Contribuiu para a alta também a valorização em dois bairros, Guaratiba e Campo Grande, onde os preços subiram 7,4% e 62% nos últimos três meses.

"Não surpreende a alta em Guaratiba. O bairro vem recebendo investimentos do setor imobiliário, que se preparou para atender um público que busca um pouco mais de tranquilidade ou que trabalha com turismo. É uma região mais distante do Centro do Rio que está passando por um processo de desenvolvimento. Ainda assim, o preço médio do metro quadrado no bairro está abaixo da média da cidade", conclui o executivo.

Apesar do aumento no preço médio do metro quadrado nas duas regiões da cidade, o ranking dos bairros mais valorizados da cidade segue inalterado. Leblon, Ipanema e Lagoa têm o metro quadrado mais valorizado.

Para analisar a evolução do preço do metro quadrado na capital carioca, a Loft analisou mais de 600 mil anúncios de imóveis à venda nas principais plataformas online de compra e venda de imóveis.




? Considerando o período entre junho (fim do segundo semestre) e setembro (fim do terceiro), p Rio teve valorização média de 1,5%, ante 1,1% em Belo Horizonte e estabilidade em São Paulo;

? Maior valorização na capital fluminense ocorreu em apartamentos entre 30 e 65m2;

? Entre os bairros, os que mais valorizaram foram Guaratiba e Campo Grande.


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.