A velhice é uma preocupação constante para a maioria das pessoas - e mais ainda para os brasileiros. Pesquisa realizada em 30 países e divulgada na última semana mostra que somos o povo mais preocupado com a chegada da terceira idade - motivo de pavor para 72% dos ouvidos. O principal motivo, no entanto, não é a saúde. É o dinheiro.
Graças ao progresso da Ciência e a maior preocupação com a boa forma física, as pessoas têm vivido mais e melhor. Só que isso significa também mais gastos. A pesquisa mostra que o brasileiro se preocupa mais com o risco de faltar dinheiro na terceira idade do que com o de perder memória, sentir dores, perder a independência, a audição ou a visão. Mas não é preciso ter tanto medo.
Um planejamento adequado, que inclui o cuidado de se guardar parte do dinheiro que se ganha e bons investimentos, pode garantir uma vida tranquila e prazerosa quando a velhice chegar.
"Não há motivo para pânico. Todo mundo tem condições de guardar dinheiro, fazer ele crescer e, com isso, garantir um futuro confortável. Basta se planejar e ter disciplina. A mesma pesquisa mostra que quase metade dos brasileiros sabe que tem que guardar dinheiro para velhice, mas apenas um quarto da população faz isso. É uma questão de se educar". garante o consultor financeiro Dalton Ferreira, autor, ao lado de Marcelo Felippe, do livro "Transformando Dinheiro em Liberdade".