Apesar dos esforços dos agentes da coordenadoria de Meio Ambiente de Cabo Frio, uma tartaruga marinha não resistiu aos ferimentos e morreu após ser resgatada no final da tarde deste domingo (10) no Canal Iajuru no bairro do Portinho na cidade da Região dos Lagos após ser encontrada por moradores.
De acordo com os profissionais ela era da espécie tartaruga verde e tinha aproximadamente 15 anos e teria sido provavelmente atingida pela hélice de uma embarcação de grande porte que danificou bastante o seu casco. Após o resgate ela foi socorrida por funcionários da CTA Meio Ambiente, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos.
“Nós fizemos a nossa parte e o pessoal da CTA tentou de tudo, mas, infelizmente, a tartaruga não resistiu. Os ferimentos, muito provavelmente, foram causados pela hélice de uma embarcação, e foram muito profundos. É um tipo de acidente que não tem como ser evitado”, explicou o coordenador de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira.
De acordo com a legislação local, a velocidade das embarcações são restringidas a cinco quilômetros por hora ao transitarem no Canal do Itajuru.