Passados oito meses da II Conferência Municipal de Comunicação de Niterói (Confecom), será realizada nesta terça-feira (07), a partir das 18 horas, na Câmara Municipal do município, uma Audiência Pública com o propósito de apresentar à sociedade niteroiense os resultados do rico e intenso processo de debates que tornou a Conferência possível. Também serão lançadas as bases para a aprovação do Conselho Municipal de Comunicação em Niterói.
A II Conferência foi uma mobilização de pessoas e organizações atuantes em Niterói na área de Comunicação, participantes de processos históricos em prol da democratização da comunicação no município e desejosos em retomar iniciativas que voltassem a valorizar o setor.
Já a Audiência Pública, que será promovida no âmbito da Comissão de Cultura e Comunicação da Câmara dos Vereadores, está sendo acolhida pelo vereador Leonardo Giordano, presidente da Comissão, como continuidade necessária aos trabalhos da Conferência e reforço de suas propostas junto à sociedade, em especial a proposta do Conselho Municipal de Comunicação.
Por sua vez, a proposta do Conselho Municipal de Comunicação precisa se constituir como espaço amplo e permanente de visibilidade dos temas urgentes e necessários para afirmar a comunicação democrática como direito humano no município, bem como reconstituir e reforçar o tecido social em torno da comunicação, instaurado quando da constituição da I Conferência Municipal de Comunicação em Niterói, em 2009, à época uma conferência preparatória para as etapas estadual e nacional que se sucederam ao longo daquele mesmo ano.
"Compreendemos que essa mobilização é necessária e determinante para visibilizar limites e impasses relacionados à Comunicação no município, bem como no país. Além disso, que precisa ser valorizada por pessoas, grupos e organizações sociais e/ou acadêmicas, envolvidas em maior ou menor intensidade com assuntos relacionados à comunicação", ressalta o professor Adilson Cabral integrante da Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Comunicação de Niterói pelo EMERGE-UFF