Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Imagem falsa, ofensa real

Montagem de nudes de alunas de escola particular acende alerta sobre fraudes com Inteligência Artificial

Divulgação nas redes sociais sem autorização é crime, mas manipulação em si carece de legislação específica


Um dos mais tradicionais da Cidade, Top 3 em aprovação no Enem, Colégio Santo Agostinho teve que adotar medidas disciplinaes contra alunos por abusos contra colegas. Foto: Reprodução

O recente caso de montagens de fotos nuas de alunas de um colégio particular no Rio de Janeiro acendeu um alerta sobre o uso da inteligência artificial e os riscos de crimes digitais. A divulgação dessas imagens falsas segue em investigação pela polícia e, apesar de ainda não existir uma legislação específica sobre o tema, há um projeto de lei, em fase de audiência pública, para regulamentar o uso de inteligência artificial.

A advogada Vivian Bernard, especialista em direito digital, afirma que, para quaisquer crimes praticados usando essas ferramentas, vão ser usadas as legislações já vigentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente ou o Código Penal.

A advogada Andrea Augé especialista em Direito Digital e Crimes na internet destaca que as vítimas possuem duas ferramentas importantes para evitar mais constrangimentos nesses casos.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem de Priscila Therezo, da Rádio Nacional, sobre a manipulação e divulgação de imagens à revelia nas redes sociais, em especial contra mulheres.

O professor e coordenador do Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espirito Santo, Fábio Gouveia, diz que o problema não são as ferramentas, mas o uso indevido delas, para a prática de crimes ou atos infracionais. Por isso, ele acredita que é preciso regulamentar também as redes sociais, onde esses conteúdos são postados.

O monitoramento e a orientação dos pais ou responsáveis são essenciais para evitar esses tipos de problemas, explica a advogada Andrea Augé.

Segundo um relatório de uma empresa de segurança na internet, em 2020 pelo menos 100 mil mulheres foram vítimas desse tipo de alteração digital para "tirar a roupa" em um famoso aplicativo de mensagens.




Com RadioAgência Nacional

Montagem de fotos nudes inteligência artificial

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!