A Prefeitura do Rio, em parceria com o projeto Maracanã Social, proporcionou nesta quarta-feira (08) um dia inesquecível a um grupo de 30 crianças e adolescentes moradores do Morro do Amor, no Complexo do Lins.
Eles são alunos de uma escolinha de futebol da comunidade onde vivem e foram levados pelo projeto Turistando com a Comunidade, desenvolvido pela Secretaria de Ação Comunitária, para um tour cultural no estádio do Maracanã. Os participantes viveram a experiência de visitar o maior templo do futebol brasileiro, palco dos maiores eventos esportivos do país.
- Nosso objetivo é proporcionar a moradores de favelas e comunidades o acesso aos bens culturais da nossa cidade – disse Patrícia Frank, coordenadora de Projetos da Secretaria de Ação Comunitária.
Durante o passeio, os participantes conheceram os bastidores do Maracanã e chegaram próximo ao gramado, palco da final de duas Copas do Mundo. O roteiro incluiu visita à exposição do acervo histórico e passagem pela Zona Mista, que é o corredor por onde os jogadores entram em campo. O grupo viu ainda a Calçada da Fama, a sala de aquecimento e o vestiário, onde encontraram o ex-jogador Sorato, que fez o gol na final do Campeonato Brasileiro de 1989, dando o título ao Vasco da Gama.
- Vi um brilho diferente nos olhos dessas crianças. Eles têm essa paixão. Estar no templo sagrado do futebol vai marcar a vida deles. Vão lembrar sempre desse momento – disse Sorato.
Na área do gramado, os meninos tiveram acesso aos bancos de reserva e à arquibancada, finalizando a visita na sala de coletiva de imprensa.
- Quando eu crescer, quero jogar aqui nesse estádio e ser igual ao Pelé - disse Rony Gabriel, de sete anos.
- Estou me inspirando nos jogadores que eu vi na exposição, como Ronaldinho, Pelé, Mané Garrincha e muitos outros. Sinto vontade de jogar mais e agarrar ainda melhor - contou Lorran Henrique Santos, de 13 anos, que é goleiro.
Além do Lins, a Prefeitura iniciou nesta semana uma série de visitas com moradores do Conjunto Habitacional Mirante, na Estrada do Cafundá, na Taquara. Na última terça-feira (06), a programação foi no Planetário da Gávea. Nas próximas quinta-feira (09) e sexta-feira (10), as atrações serão o Museu Aeroespacial e o Museu do Amanhã.
O Turistando com a Comunidade tem a finalidade de garantir a moradores de favelas e comunidades a oportunidade de conhecer locais que simbolizam a história, a arte e a cultura da cidade. Além de conhecimento, o projeto promove dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento, senso de pertencimento e combate ao estigma da segregação.
Lançado em dezembro de 2021, o Turistando com a Comunidade integra o Programa Favela com Dignidade e já beneficiou 2.700 moradores de 52 localidades com baixos índices de Desenvolvimento Social (IDS).
Desde a sua implantação, foram realizadas 112 visitas guiadas acompanhadas por guias de turismo, monitores e supervisores a pontos históricos e culturais do Rio, como o Museu de Arte do Rio, Cais do Valongo, Parque Lage e o hotel Copacabana Palace. Os próximos passeios estão programados para esta semana no Museu Aeroespacial e no Museu do Amanhã.